Buscar

Existe afronta a condição da ação denominada, legitimidade?

"Joana menor aos 3 anos de idade ingressa com ação de alimentos, representada por sua genitora contra seu pai". Neste caso existe afronta a condição da ação denominada, LEGITIMIDADE? 

💡 5 Respostas

User badge image

joão da sila

Não. A legitimidade ad causam está preservada, porque a genitora atua no processo apenas como representante da menor.

0
Dislike0
User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

Não. A legitimidade ativa é da filha (Joana) que, por ser menor, deve ser representada por sua genitora (arts. 1.690, 1.694 e 1696, do CC):

"Art. 1.690. Compete aos pais, e na falta de um deles ao outro, com exclusividade, representar os filhos menores de dezesseis anos, bem como assisti-los até completarem a maioridade ou serem emancipados.

[...]

Art. 1.694. Podem os parentes, os cônjuges ou companheiros pedir uns aos outros os alimentos de que necessitem para viver de modo compatível com a sua condição social, inclusive para atender às necessidades de sua educação.

[...]

Art. 1.696. O direito à prestação de alimentos é recíproco entre pais e filhos, e extensivo a todos os ascendentes, recaindo a obrigação nos mais próximos em grau, uns em falta de outros"

Quanto à legitimidade passiva, estando Joana na guarda de sua mãe, os alimentos serão devidos pelo genitor, a princípio, por ser parente de primeiro grau em linha ascendente.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais