Buscar

Buscava Sócrates prioritariamente com sua filosofia?

💡 5 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Para responder esta questão vamos apresentar brevemente a filosofia de Sócrates e, assim, delimitar seu objetivo principal.
Antes de mais nada, é importante notar que não há nenhum escrito de Sócrates, seu pensamento é consolidado nos diálogos platônicos em que muitas vezes Sócrates aparece como personagem. De modo geral, Sócrates procura conversar com seu intelocutor, fazendo com que este perceba que possui muitas ideias pré-concebidas e, por isso, comete erros ao tentar refletir sobre questões filosóficas.
Por meio do diálogo, Sócrates procurava levar a reflexão e o conhecimento para o maior número de pessoas. Ele procurava buscar o conhecimento e levar esta busca a todas as pessoas, principalmente a respeito da natureza humana, dos limites do conhecimento humano e também da alma humana e como seria possível atingir a felicidade.
Deste modo, Sócrates pregava a virtude que, para ele, se resumia na busca constante pelo conhecimento e desenvolvimento da razão, deixando de lado os aspectos materiais.
Finalmente, temos que o principal objetivo da filosofia socrática era mostrar para as pessoas que o melhor jeito de viver era buscando o conhecimento, algo que faria uma pessoa ser virtuosa e feliz.
2
Dislike0
User badge image

Marina e

nao

0
Dislike0
User badge image

Driele Silva TJ

Sócrates revolucionou a Filosofia ao transferir a vocação questionadora da natureza física para a natureza humana, seus valores, verdades e fundamentos. Se existiu alguma revolução na filosofia logo em seus primeiros séculos na Grécia Antiga, ela atende por um nome: Sócrates.

Alterando radicalmente o uso da razão e o objeto de investigação filosófica, ele decidiu que, em vez de continuarem debatendo sobre a origem e transformação do universo e todas as coisas que nele havia, os homens fariam melhor se investigassem a si mesmos: a verdadeira descoberta estava no interior da alma humana, e não fora dela.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais