Buscar

O que Psicologia da Educação?

💡 3 Respostas

User badge image

Leticia Oliveira

A educação é a base para a vida. Responsável pela construção e manutenção da sociedade a partir do aprendizado e pesquisa. Estudar como os processos educacionais acontecem, do ensino ao aprendizado, é fundamental. Assim é possível aperfeiçoar os métodos e tornar as estruturas mais eficientes e acessíveis.

A psicologia da educação tem esse papel essencial de verificar os conhecimentos proporcionados pela psicologia científica. A partir disso, determina quais são os mais importantes para compreender o comportamento das pessoas no ambiente educacional. Assim, é possível intervir nesse ambiente para gerar melhorias.

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

b>A Psicologia da Educação é uma das inúmeras áreas específicas da Psicologia. Seu principal objeto de estudo é, como o nome traz, a educação e o conhecimento produzido referente à essa área. Ela se diferencia da Psicologia Escolar por se ocupar da parte teórica relacionada ao tema, enquanto a última se refere à atuação diretamente no campo. A Psicologia da Educação busca compreender o ensino e a aprendizagem em ambientes educacionais.A Psicologia da Educação não existe há muito tempo; encontrou seus principais fundadores no final do século XIX, quando se acreditava que o sistema de educação estava defasado e isso estava interferindo no bem-estar e saúde dos alunos, além é claro de interferir na aprendizagem em si. Desde então, a área busca analisar e desenvolver métodos de ensino eficazes.A Psicologia da Educação deve ter a capacidade de compreender o processo de ensino-aprendizagem e de que maneira ele está ligado ao desenvolvimento, e isto também correlacionado à sociedade (valores, conhecimentos, cultura). Ela deve criar conceitos que permitam a compreensão dos processos psicológicos que constituem o sujeito do processo educativo e são necessários para a efetivação da ação pedagógica.
1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Outros materiais