Buscar

Qual a sequência correta das etapas de ativação sináptica?

💡 4 Respostas

User badge image

Leilane Lopes

Inicialmente haverá um estimulo externo, frente a esse estimulo que pode ser um neurotransmissor ou um hormônio, irá ocorrer abertura do reticulo sarcoplasmático, e liberação de calcio para o citoplasma, esse calcio livre irá agir como um sinalizador, as bombas de sódio e potássio irão aumentar sua ação, com isso muito mais potássio irá entrar na celula, gerando assim um ambiente mais negativo, essa polarização irá se refletir na membrana plasmática, que aos pontos irá modificar sua polaridade, passando de positiva para negativa. Essa mudança na polarização da membrana irá desencadear a liberação de neurotransmissores na parte final do axonio. Levando assiim a propagação do estimulo nervoso e a liberação de neutrotransmissores nas sinapses nervosas entre os neurônios e a conseguente ativação do neurônio seguinte, levando o estimulo adiante. 

1
Dislike0
User badge image

Maiara Fernanda de Carvalho

Sinapses são zonas ativas de contato entre uma terminação nervosa e outros neurônioscélulas musculares ou células glandulares. Do ponto de vista anatômico e funcional, uma sinapse é composta por três grandes compartimentos: membrana da célula pré-sináptica, fenda sináptica e membrana pós-sináptica. Os principais tipos de contato sináptico são: axo-somático (entre um axônio e o corpo celular), axo-dendrítico (entre um axônio e um dendrito), neuroefetor (entre a terminação nervosa e a célula efetora, fibra muscular lisa, fibra muscular cardíaca ou célula glandular), neuromuscular (entre a terminação nervosa e a fibra muscular esquelética)

0
Dislike0
User badge image

Joel Manuel Salomão

Olá! pode ocorrer em 6 etapas:

1.     O potencial de ação despolariza o terminal da membrana pré-sináptica;

2.     A despolarização faz com que os canais de cálcio se abram e íons de cálcio entrem no terminal;

3.     Íons de cálcio ligam-se às proteínas do terminal chamadas de sítio de liberação, que se encontram na superfície interna;

4.     As vesículas, que contêm neurotransmissores, são liberadas no terminal pré-sináptico.

5.     Neurotransmissores são substâncias químicas encarregadas de levar esse estímulo à próxima célula. São capazes de “saltar” pela fenda sináptica até o receptor do neurônio pós-sináptico. Esse salto, é o processo de Difusão.

6.     Quando saltam e chegam à próxima célula, alteram o potencial elétrico e geram o potencial de ação na célula pós-sináptica. Assim, recomeça o processo, só que em outro neurônio.

Espero ter ajudado

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais