Buscar

Av 1 educação infatil: como fazer uma avaliação de qualidade

💡 2 Respostas

User badge image

Sara de Souza

educação infatil: como faz uma avaliação de qualidade

1
Dislike0
User badge image

Estudante PD

O que se propõem avaliar

Alguns dos ouvidos pela pesquisa propuseram um serviço orientado pelo tipo de atividade que ocorre na escola, ou seja, primeiro se estabelece um currículo e depois se organiza o serviço em função da melhor forma de cumpri-lo. Outros propõem um serviço orientado pelo perfil da demanda.

Outro ponto de divergência envolve a estruturação do contexto da creche – há os que simpatizam com a ideia de uma rotina a ser seguida, outros afirmam que as atividades estruturadas podem não ser lúdicas e não envolver toda a turma. Há também o debate em torno de como mensurar a qualidade desta etapa de ensino – medindo tanto se foi dado aos educadores e equipe da creche condições para realização do trabalho quanto se estes fizeram o melhor uso dos insumos disponíveis.

Outra questão a ser abordada, de acordo com a pesquisa da FMCSV, tem relação com o uso destas medidas de qualidade. Muitos afirmam que a Educação Infantil é um segmento coeso e sem cultura de avaliação e nada que não seja resultado de um pacto entre muitos dos envolvidos será aceito e vai resultar em um sistema eficaz de mensuração. E a forma de introduzir estas ideias seria através da autoavaliação participativa, onde vários dos envolvidos seriam chamados para definir democraticamente quais indicadores de qualidade seriam adequados. Mas, os críticos dizem que a autoavaliação é sempre inflada e transmite uma mensagem falsa de que a situação estaria melhor do que realmente é.

Avaliação da aprendizagem

Além da avaliação da qualidade na creche, há também a questão da mudança na forma como as crianças são avaliadas durante todo o ensino infantil. No entanto, a avaliação não visa classificar a criança, serve apenas para que o professor identifique se as práticas da sala de aula estão dando resultado. 

Com a BNCC, professores e coordenadores terão mais clareza do papel da Educação Infantil de acordo com cinco campos de experiência, que trazem objetivos de aprendizagem e habilidades que as crianças devem desenvolver na faixa etária que vai do 0 aos 5 anos. 

A avaliação então precisa analisar a evolução individual das crianças ao longo do tempo para identificar se os direitos estão sendo garantidos. Tanto o docente como o coordenador precisam observar o cotidiano para planejar intervenções que levem em conta as orientações nacionais e as necessidades de cada escola e cada turma. 

Há controvérsias de como fazer esta avaliação. Algumas propostas englobam a observação individual e coletiva das crianças e a manutenção, por parte dos docentes, de registros do que acontece em sala de aula, em filme ou fotos. Outros afirmam que, além dos registros dos docentes, também é preciso levar em conta as próprias produções dos alunos.

Para avaliar melhor a aprendizagem na Educação Infantil, o coordenador pode acompanhar o cotidiano das crianças e a didática dos professores em sala de aula, para identificar as dificuldades e potencialidades dos alunos, analisar a produção das crianças e os registros dos professores, algo que pode ser feito de forma coletiva para facilitar as trocas de experiências e o compartilhamento de dúvidas e soluções.

Outro ponto a ser destacado é a importância do acompanhamento contínuo. A avaliação na Educação Infantil não pode ser feita apenas no fim do ano letivo, as observações de docentes e coordenadores precisam ser feitas ao longo de todo o ano, para orientar a prática na sala de aula e facilitar o replanejamento das atividades, se este for o caso.

O coordenador também precisa promover momentos durante a semana para discutir e estudar com a equipe as diretrizes da BNCC, para dar aos docentes mais clareza para avaliar a turma e detectar se estão atendendo os direitos de aprendizagem.

 

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais