Buscar

Dúvida sobre tomada de decisão programada e não programada

A partir de conhecimentos, é possível perceber a diferença entre a tomada de decisões programadas e a tomada de decisões não programadas. Das alternativas a seguir, assinale a CORRETA:

 

a)As decisões não programadas não ocorrem nas organizações.

 

b)A primeira, refere-se a ações de rotina e padronizadas; a segunda, refere-se a ações sistêmicas.

 

c)A primeira, refere-se a uma ação que é definida somente pelo know-how do gestor e sua visão de mercado, não requerendo nenhum planejamento. A segunda, refere-se a uma reação rápida a algum problema que ocorreu na empresa ou em seu entorno.

 

d)As decisões programadas e não programadas são determinadas pelo tempo que o gestor tem à disposição para a sua elaboração.

 

e)A primeira, trata-se de uma decisão de rotina, praticamente automática, que segue padrões predeterminados, levando em consideração ações de planejamento, organização, direção e controle, atreladas aos objetivos organizacionais e sua visão. A segunda, refere-se à tomada de decisões não esperadas, contingenciais, que exigem respostas rápidas a oportunidades ou ameaças existentes no mercado. No entanto, tomar decisões sem uma análise prévia das alternativas e seus impactos geram riscos que, na maioria das vezes, resultam em altos custos organizacionais.

💡 7 Respostas

User badge image

Débora Omar

letra e

2
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para responder essa pergunta devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre Administração Financeira.Nas empresas, é de extrema importância a previsão de oportunidades e riscos.Por isso, uma boa administração é importante para um bom funcionamento da empresa, sem deixar ocorrer prejuízo.

Para a gestão de empresas, são usados processos decisórios, que são decisões tomadas para a obtenção do objetivo e necessidade das empresas. A decisão programada é aquela estabelecida de acordo com uma estrutura, um plano. Utilizam conhecimento prévio e são utilizadas na rotina. Os gestores já sabem o que pode acontecer e já traçam planos para os problemas futuros. A decisão não programada não tem uma estrutura formada e nem é automática. Aparece em situações repentinas e o gestor tem de ter um bom conhecimento para ligar com as mudanças.

Portanto, de acordo com a explicação, a resposta correta é a letra E.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Question Icon

Dúvida sobre riscos de contingência

Administração Financeira

UNIHORIZONTES

User badge image

Francisco Matias

Question Icon

Dúvida sobre cálculo

Administração Financeira

UNIHORIZONTES

User badge image

Francisco Matias

Question Icon

Dúvida sobre ativos financeiros

Administração Financeira

UNIHORIZONTES

User badge image

Francisco Matias

Materiais relacionados