Buscar

O que faz um desembargador?

💡 3 Respostas

User badge image

Phillipe Miura

O desembargador é um juiz. Como todo juiz, seu trabalho é julgar questões processuais, utilizando para isso seus conhecimentos em Direito. A diferença é que o desembargador atua nos chamados tribunais de segunda instância, enquanto a maioria dos outros juízes trabalha na esfera dos tribunais de primeira instância.

 

Fonte: https://www.guiadacarreira.com.br/carreira/o-que-faz-um-desembargador/

1
Dislike0
User badge image

Especialistas PD

“Os desembargadores têm importante papel no sistema judiciário brasileiro, cabendo a eles tomar decisões em inúmeras ações judiciais Suas funções são semelhantes às dos outros juízes, mas existem também algumas diferenças entre eles. Você sabe quais são? Confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre o papel de um desembargador.

Ocupar a função de desembargador não é nada simples. Existem menos de dois mil cargos disponíveis no Brasil e é preciso atender a uma série de pré-requisitos para sequer tentar uma vaga. Mas, afinal, o que significa mesmo ser um desembargador?

O desembargador nada mais é do que um juiz que atua na segunda instância do Poder Judiciário. Vamos lembrar que a hierarquia do judiciário brasileiro se divide em três níveis: a primeira instância, que é a base do judiciário e onde a maioria das ações judiciais começam a ser julgadas; a segunda instância, que é formada pelos Tribunais para onde vão os processos em que uma das partes envolvidas (autor ou réu) pede que a decisão tomada em primeira instância seja reexaminada; e a terceira instância, na qual os Ministros dos Tribunais Superiores dão a última palavra em processos controversos.

Pois bem! Os desembargadores são os juízes que atuam na segunda parte desse sistema, trabalhando nos Tribunais de Justiça, fazendo parte do sistema judiciário estadual. Caso haja recurso a alguma decisão tomada nos Tribunais de Justiça dentro dos estados federativos, o processo vai ao poder judiciário federal, isto é, ao Supremo Tribunal de Justiça ou ao Supremo Tribunal Federal (STF), dependendo do mérito do caso. Existem casos em que os processos podem ir aos dois tribunais.

Como vimos, sempre que uma das partes envolvidas em um processo judicial fica insatisfeita com a sentença dada pelo juiz e pede que ela seja reavaliada, o caso passa para a segunda instância do judiciário. É aí que aparece o desembargador, com a função de analisar essas ações contestadas.

Quando o juiz da primeira instância toma uma decisão, ela é chamada de sentença. As sentenças são tomadas por um único juiz, responsável pelo caso, que deve levar em conta todos os aspectos do caso antes de definir um veredito. Mas com os desembargadores esse procedimento é um pouco diferente. O resultado de um julgamento na segunda instância é definido por um grupo de juízes, chamado de colegiado, que deve chegar a uma resolução levando em conta apenas os aspectos do processo que foram contestados pela parte insatisfeita na primeira instância. A decisão desse colegiado de desembargadores é chamada acórdão.” (politize.com.br/desembargador-o-que-faz/)

É importante ressaltar que em algumas hipóteses previstas na Constituição, os Desembargadores exercerão o papel de juiz de 1º grau. É a chamada competência originária dos Tribunais. Nesses casos, o colegiado julgará o caso pela primeira vez, ou seja, o processo será julgado pelos Desembagadores sem que antes tenha sido analisado por qualquer juiz de 1ª instância.

 

1
Dislike0
User badge image

league legends

a

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais