Buscar

Como posso diferenciar um osso longo de um osso curto?

💡 7 Respostas

User badge image

Carlinha Noimann

Ossos Longos: Tem o comprimento maior que a largura e são constituídos por um corpo e duas extremidades. Eles são um pouco encurvados, o que lhes garante maior resistência. O osso um pouco encurvado absorve o estresse mecânico do peso do corpo em vários pontos, de tal forma que há melhor distribuição do mesmo. Os ossos longos tem suas diáfises formadas por tecido ósseo compacto e apresentam grande quantidade de tecido ósseo esponjoso em suas epífises.  Exemplo: Fêmur.

Ossos Curtos: São parecidos com um cubo, tendo seus comprimentos praticamente iguais às suas larguras. Eles são compostos por osso esponjoso, exceto na superfície, onde há fina camada de tecido ósseo compacto.  Exemplo: Ossos do Carpo.

 

https://www.auladeanatomia.com/novosite/sistemas/sistema-esqueletico/

2
Dislike0
User badge image

Morena Goncalves

O osso longos: o comprimento predomina sobre a largura e a esspessura. As extremidades são chamadas de epíses: próximal (mais próximo do cíngulo) e distal, o corpo do osso é chamado díafise. As extremidades são chamadas de epífises: próxima (mais próximo do cíngulo) e distal, o corpo do osso é chamado díafise. Ex: Fêmur, tíbia, rádio, ulna.

Ossos curtos: têm equivalência em todas as suas dimensões. Ex: ossos do carpo e ossos do tarso.

0
Dislike0
User badge image

Gaabriel Fernandez

Osso longo tem duas epifise e uma diafise 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais