Buscar

Alguém poderia me explicar glicólise e ciclo de Krebs?

💡 4 Respostas

User badge image

Nadla Moraes


1°: O que ocorre é a glicólise feito no citoplasma. Basicamente é a quebra da glicose em duas moléculas de ácido pirúvico. Ou seja, era glicose com 6 ótimos da carbono (6C), que deram origem a 2 moléculas de ácido pirúvico (3C). O processo precisa de 2 ATPs para acontecer e no final gera 4 ATPs, sendo que todo o processo tem um saldo de 2 ATPs (4-2=2) e 2 NADH2, que se originaram pela oxidação por NAD.

CICLO DE KREBS

2°: O processos seguintes são o clico de Krebs e a cadeia respiratória onde ocorre a fosforilação oxidativa, ambos ocorrem na mitocôndria. Primeiro acontece o ciclo de Krebs.

3°: Ciclo de krebs é também chamado de ciclo do ácido tricarboxílico, sabe por quê? Porque o produto que entrará neste ciclo é o ácido pirúvico vindo da glicólise e já sabemos que ele tem 3 carbonos, por isso o nome. Antes de entra no ciclo o pirúvico sofre redução por NAD, gerando NADH2 e libera uma molécula de CO2, sendo assim o pirúvico perdeu 1C, o produto então será algo com 2C, que chamaremos de acetil, este acetil para entrar no ciclo precisa se unir a uma enzima chamada coenzima A, e o produto será o Acetil-CoA. Dentro do ciclo, o Acetil-CoA irá se juntar a um produto já existente no ciclo: o ácido oxalacético (4C), sendo que depois libera a coenzima A.
OBS.: Este fato é importante, pois aprendemos que as enzimas atuam na reação apenas as ajudando a acontecer, elas não se decompões ou se modificam, saindo do processo ilesas, como aconteceu no descrito acima.

4°: Relembrando, acetil 2C, ácido oxalacético 4C. Nesta parte os dois irão se unir, gerando um produto 6C, este produto será o ácido cítrico. Por esta razão este ciclo também é chamado do ciclo do ácido cítrico, pois é o produto logo formado depois da união do 2C com o 4C preexistente.

5°: logo após o ácido cítrico irá sofrer uma série de oxidações por NAD, formando um monte de NADH2 e liberando muito CO2. No total para cada molécula de ácido pirúvico, que foi convertido em acetil e entrou no processo, é gerado 2 moléculas de CO2, 1 ATP, 3 NADH2 e 1 FADH2. O CO2 que liberamos na expiração é proveniente, então, do resíduo destes processos.
OBS.: NAD E FAD são transportadores de hidrogênio.

CADEIA RESPIRATÓRIA
A cadeia respiratória acontece nas mitocôndrias, só que nas cristas mitocondriais, enquanto o ciclo de krebs acontece na matriz mitocondrial.

6°: agora na cadeia respiratória os NADH2 e FADH2 irão ser usado para obtenção de energia. Mas como? Primeiro devemos saber que eles transportam hidrogênio com o objetivo de pegar os elétrons que estão com energia em excesso e ir, aos poucos, liberando este energia.

7°: Sendo assim os NADH2 irão dar os seus hidrogênios para outros FAD, nisso há liberação de energia que é usado para síntese de ATP.

8°: Esta energia vai sendo captada por aceptores intermediários, denominados citocromos. Neste citocromos é que vai ocorrer a fosforilação oxidativa

FOSFORILAÇÃO OXIDATIVA

9°: Elétrons excitados irão passar por dentro deste citocromos, e neste processo um ADP irá se unir a um Pi (fosfato inorgânico), dando origem a um ATP.

10°: É importante lembrar que a energia dos elétrons é liberada gradativamente, pois se fosse de uma só vez a célula morreria.

FINALIZANDO

11°: no final do processo, irá ter um saldo energético, acompanhe
para cada NADH2 é gerado 3 ATPs, e para cada FAD 2 ATPs.

2 ATPs da glicólise**
2 NADH2 da glicólise, daria 6 ATPs, porém ao atravessar a membrana da mitocôndria precisaram dar 1 ATP, assim o saldo para os dois fica em 4 ATPs**
Total de 6 da glicólise.

O ácido pirúvico é oxidado antes de entra no clico de krebs, e é gerado 1 NADH2, dando 3 ATPs, e como são 2 ácidos pirúvicos para cada molécula de glicose, á uma saldo de 6 ATPs.

O ciclo de krebs gera 1 ATP e 3 NADH2 e 1 FADH2, dando um saldo de 24 ATPs

Se você calcular tudo vai dar um saldo total de 36 ATPs. Ou seja, para cada molécula de glicose são formados 36 ATPs, que serão utilizados nas mais variadas atividades do corpo.
 
7
Dislike0
User badge image

Giovanna Almeida Colombo

Obrigada!!!!!!!!
0
Dislike0
User badge image

Karina Kristina Oliveira

Giovanna, esse é o melhor canal pra estudar bioqúimica: https://www.youtube.com/playlist?list=PL8PSXQjPRXi0lfgV9JEwS7JMmmtczP8DU

Quado eu fiz essa matéria estudei muito por essas vídeo aulas e funcionou :)

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais