Buscar

O que é imposto inflacionário?

💡 1 Resposta

User badge image

Jorge Luiz

IMPOSTO INFLACIONÁRIO: transferência de renda do contribuinte para o governo, devido à inflação.

Suponhamos que o governo emita moeda (fabrique dinheiro) num total igual a 10% do dinheiro em circulação (total de dinheiro nos bolsos mais depósitos nos bancos). Segundo os monetaristas, a inflação será, então, de 10% em época de estagnação (V. Ap.) 4. Assim, as pessoas perderiam 10% de seu dinheiro, devido à perda de seu poder aquisitivo, enquanto que o governo terá ganho esses 10%, materializado no dinheiro recém-emitido. Assim, houve um imposto inflacionário de 10 pago por todos aqueles que tinham dinheiro em seu poder.

É por isso que a melhor forma de defender-se da inflação é trocar a moeda local por dólares, ouro etc. Segundo Griffiths (1, p.94):

Sob um aspecto importante, a inflação é quase uma forma especial de tributação. Ao contrário de outros impostos que têm de ser aprovados pelo Congresso, a inflação não requer aprovação dessa natureza. O imposto-inflação nunca é debatido em projeto de lei sobre finanças. O governo aumenta a oferta de moeda, geralmente por alguma razão aparentemente desejável - para aumentar a taxa de crescimento, para diminuir o número de desempregados, para baixar a taxa de juros. O resultado é inflação e, no processo, o governo arrecada automaticamente a receita adicional. Em virtude de os custos administrativos do imposto serem pequenos e o fato de evitar impostos não trazer proveito até que a taxa de inflação atinja proporções razoavelmente substanciais, a inflação é uma forma atraente de tributação para muitos governos que julgam difícil aumentar impostos de outras formas.

Independentemente do imposto que a inflação faz recair sobre as reservas monetárias, o governo, com a inflação, ganha de outras maneiras. Na medida em que certas formas de dívidas governamentais, como títulos com fator mínimo de risco, letras do Tesouro, certificados de reserva para impostos, poupança interna e depósitos confiados às Caixas Econômicas, vencem taxas de juros inferiores à taxa de inflação, transfere-se riqueza do setor privado para o setor governamental. O governo beneficia-se também da inflação, se puder arrecadar impostos maiores, algo comumente designado de 'draga fiscal'. Se o imposto de renda for progressivo, os contribuintes verificarão que a proporção de sua renda que pagam como imposto é maior, simplesmente por causa da inflação.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais