Buscar

Organelas apareceram por simbiose ?

💡 5 Respostas

User badge image

Gil Da Esfira

Segundo a teoria endossimbiótica, mitocôndrias e cloroplastos eram organismos procariontes que viviam de modo livre. Essas estruturas foram englobadas por células eucariontes, o que resultou em uma relação simbiótica, em que ambos os envolvidos eram beneficiados com a associação.

As mitocôndrias provavelmente eram organismos procariontes aeróbios, e os cloroplastos eram procariontes fotossintetizantes. Esses organismos procariontes forneciam energia para a célula que os englobou, e a célula hospedeira fornecia proteção contra o ambiente externo.

Ao analisar mitocôndrias e cloroplastos, algumas características evidenciam a semelhança entre essas organelas e organismos procariontes, além de alguns pontos que reforçam a teoria de que essas estruturas foram englobadas em um processo de endocitose.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para responder à essa questão utilizaremos os conceitos estudados em Citologia.Organelas são estruturas especializadas encontradas no citplasma das células eucarióticas, algumas delas são: mitocôndria, cloroplastos e ribossomos.

Quando uma célula vive no interior de outra, chamada hospedeira, define-se como uma relação de endosimbiose. A teoria da endossimbiose defende que mitocôndrias e plastídeos eram pequenos procariotos que viveram em células maiores numa relação mutuamente favorável. As evidências que suportam essa teoria estão relacionadas a estrutura das organelas e sua similaridade com os procariotos ancestrais. Além disso, mitocôndrias e plastídeos possuem seu próprio DNA circular e dividem-se por processo semelhante ao de alguns procariotos. Com base na descrição acima, conclui-se que mitocôndrias e plastídeos são as organelas que surgiram a partir da endossimbiose.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais