Buscar

Alguém tem APol de Cidades Educadoras!!!!!

💡 5 Respostas

User badge image

Futura Pedagoga

EU POSTEI APOL DE CIDADES EDUCADORAS !!

9
Dislike0
User badge image

jacqueline alvers

Questão 1/5 - Cidades Educadoras

Considere o extrato de texto:

“A pesquisa de campo etnográfico consiste em estudarmos o Outro, como uma Alteridade, mas justamente para conhecer o Outro. A observação é então essa aprendizagem de olhar o Outro para conhecê-lo e, ao fazermos isso, também buscamos nos conhecer melhor”.

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ROCHA, Ana Luiza Carvalho da; ECKERT, Cornelia. Etnografia: saberes e práticas. In: Ciências Humanas: pesquisa e método. Porto Alegre: Editora da Universidade, 2008, p. 4.

Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa sobre a abordagem etnográfica nos estudos em uma cidade educadora, relacione corretamente os autores às suas respectivas perspectivas:

1. Angrosino
2. Paul Vidal de La Blache
3. Magnani
4. Fernandes

( ) Sua pesquisa é iniciada a partir de uma abordagem que considera a forma como os sujeitos conhecem, veem ou percebem a cidade, como agem e interagem com a cidade e como podem nela intervir.
( ) Para ele, a abordagem etnográfica envolve o estudo das pessoas em grupos organizados, duradouros, que podem ser chamados de comunidades ou sociedades. Segundo essa perspectiva, é o modo de vida que caracteriza a cultura de um grupo ou sociedade.
( ) Apresenta a noção de que o pesquisador não deve concentrar seus esforços em tentar transmitir o ponto de vista do nativo em sua autenticidade não contaminada por visões externas, como um sujeito isolado na própria cultura, incapaz de interagir com o mundo à sua volta.
( ) Nessa abordagem, o etnógrafo responsável geralmente considera as características que permitam ao modo de vida do grupo analisado conformar uma mesma unidade de área, ou seja, uma região.

Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:

Nota: 20.0

  A

1 – 3 – 2 – 4

  B

3 – 4 – 1 – 2

  C

1 – 2 – 3 – 4

  D

3 – 1 – 2 – 4

  E

4 – 1 – 3 – 2

Você acertou!

Comentário: A sequência correta é 4 – 1 – 3 – 2. 1. Angrosino: “[...] define a etnografia como ‘a arte e a ciência de descrever um grupo humano, suas instituições, seus comportamentos interpessoais, suas produções materiais e suas crenças’. Na opinião do autor, a pesquisa ou abordagem etnográfica envolve o estudo das pessoas em ‘grupos organizados, duradouros, que podem ser chamados de comunidades ou sociedades’ [...]. De acordo com essa perspectiva é o modo de vida que caracteriza a cultura de um grupo ou sociedade” (livro-base, p. 38). 2. Paul Vidal de La Blache: “[...] o etnógrafo responsável geralmente considera as características que permitam ao modo de vida do grupo analisado conformar uma mesma unidade de área, ou seja, uma região” (p. 39). 3. Magnani: “[...] o método etnográfico pode ser inicialmente definido por aquilo que ele não é. [...] o pesquisador [...] não deve concentrar seus esforços em tentar transmitir o  ponto de vista do nativo em sua autenticidade não contaminada por visões externas, como um sujeito isolado na própria cultura, incapaz de interagir com o mundo à sua volta [...]” (p. 39). 4. Fernandes: “[...] [parte de] uma abordagem que considera a forma como os sujeitos conhecem, veem ou percebem a cidade, como agem e interagem com a cidade e como podem nela intervir” (p. 39).


Questão 2/5 - Cidades Educadoras

Considere o extrato de texto:

“[...] a Câmara Municipal de Barcelona acolhia e assumia no ano de 1989 o conceito de cidade educadora e apresentava-o, simultaneamente, como o significante de uma proposta integradora da educação formal, não formal e informal que se gera no contexto da cidade e se destina a todos os que a habitam; e também reveladora de um compromisso político, público e ativo [...]”.

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BELLOT, Pilar Figueras. Cidades educadoras uma aposta de futuro. In: Associação Internacional de Cidades Educadoras. Educação e vida urbana: 20 anos de Cidades Educadoras, Torres Novas, 2008, p.19.

Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa sobre o conceito de cidade educadora, analise as afirmativas:

I. Lugar que engloba seu caráter social e político, envolvendo a questão da cidadania e da educação.
II. Espaço ou território educativo, que deve considerar não apenas as estruturas materiais, mas também as relações, materiais ou imateriais, que a sociedade estabelece no e com o espaço da cidade.
III. É necessário transformar a cidade em um espaço que promova a mudança social, criando a demanda social cidadã.

Está correto apenas o que se afirma em:

Nota: 20.0

  A

I e II

Você acertou!

Comentário: A afirmativa I está correta, pois, conforme o livro-base, “o conceito de cidade educadora implica as diversas noções de cidade, porém apropria-se principalmente de seu caráter social e político, envolvendo a questão da cidadania e da educação” (livro-base, p. 24). A afirmativa II é correta, pois, conforme o texto do livro-base, “[...] a cidade educadora, vista como espaço ou território educativo, deve considerar não apenas as estruturas materiais nela existentes [...], mas também as relações, materiais ou imateriais, que a sociedade estabelece no e com o espaço da cidade” (p. 24). A afirmativa III é incorreta, pois “[...] à medida que a sociedade se transforma, compreendendo sua importância e sua inserção no espaço da cidade, a cidade se transforma com ela. Quando a sociedade muda seus hábitos, seus gostos e suas necessidades, o espaço da cidade também muda, buscando atender às demandas da sociedade. Trata-se, portanto, de um processo dialético” (p. 24).

  B

I e III

  C

II e III

  D

I

  E

III


Questão 3/5 - Cidades Educadoras

Leia o fragmento de texto:

“A discussão do conceito de cidade nos conduz a pensar na discussão de um objeto que evoca várias ideias [...]. Tanto a cidade, como objeto, como o urbano, como fenômeno, se situam no âmbito das reflexões sobre o espaço e a sociedade, pois são produtos dessa relação; mais precisamente, são produzidos por relações sociais determinadas historicamente”.

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LENCIONI, Sandra. Observações sobre o conceito de cidade e urbano. GEOUSP – Espaço  e  Tempo,  São  Paulo,  nº  24, p. 109-123, 2008, p. 114. <http://www.revistas.usp.br/geousp/article/view/74098/77740>. Acesso em 25 jan. 2019.

Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa sobre conceitos fundamentais, assinale a alternativa que apresenta a definição de “cidade” para Braga e Giometti:

Nota: 20.0

  A

É uma área povoada ocupada por zonas residenciais, comerciais e industriais.

  B

Área que concentra uma aglomeração de pessoas, que cotidianamente interagem através do trabalho e lazer.

  C

Caracteriza-se pela urbanização, concentração de atividades econômicas e um estilo de vida próprio de seus habitantes.

  D

Engloba diferentes estruturas urbanas, como residências, prédios e aglomerado urbano.

  E

É um lugar onde a sociedade interage através de um sistema próprio de trocas, de inter-relações entre pessoas e lugares e comércio, num fluxo constante de elementos materiais e imateriais.

Você acertou!

Comentário: De acordo o livro-base: “Uma perspectiva interessante acerca do conceito de cidade é a de Braga e Giometti [...]. Segundo esses autores, a  cidade não é um conjunto de moradias, estruturas urbanas ou um simples aglomerado de indivíduos e edificações. Ela é, por excelência, ‘o lugar das trocas, do comércio, das inter-relações de pessoas e de lugares. É o lugar para onde convergem os fluxos, materiais e imateriais, da sociedade (de gente, de riqueza, de poder, de saber)’ [...]” (livro-base, p. 24).


Questão 4/5 - Cidades Educadoras

Leia a passagem de texto:

“Confirmamos a importância dos governos locais na construção de cidades educadoras: os representantes dos cidadãos escutam, animam, sugerem, coordenam, propõem, lideram e executam [...]. A cidade educadora é, ao mesmo tempo, uma proposta e um compromisso necessariamente partilhados, basicamente, pelos governos locais e pela sociedade civil”.

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BELLOT, Pilar Figueras. Cidades educadoras: uma aposta de futuro. In: Associação Internacional de Cidades Educadoras. Educação e vida urbana: 20 anos de Cidades Educadoras, Torres Novas, 2008, p. 20.

Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa sobre as características de cidades educadoras listadas na Carta das Cidades Educadoras (Aice), analise as afirmativas:

I. Uma cidade educadora tem personalidade própria e está integrada no país onde se situa – é, por isso, interdependente do território do qual faz parte.
II. Na cidade educadora, o principal objetivo é organizar estruturas materiais que possam levar seus habitantes a adquirir conhecimentos, mantendo um caráter independente, sem interferência de outros centros urbanos.
III. A cidade educadora tem como principal objetivo enriquecer o cotidiano e a vida de seus habitantes, pelo aprender, pelo trocar e pelo partilhar.

São corretas apenas as afirmativas:

Nota: 20.0

  A

I

  B

I e III

Você acertou!

Comentário: As afirmativas I e III são corretas, pois: “A Associação Internacional de Cidades Educadoras (Aice) esclarece, por meio da Carta das Cidades Educadoras, seu posicionamento acerca da inserção da cidade educadora no amplo contexto dos territórios nacionais. Para ela, tal cidade ‘tem personalidade própria, integrada no país onde se situa é, por consequência, interdependente do território do qual faz parte. É igualmente uma cidade que se relaciona com seu meio envolvente, outros centros urbanos do seu território e cidades de outros países. O seu objetivo permanente será o de aprender, trocar, partilhar e, por consequência, enriquecer a vida de seus habitantes [...]” (livro-base, p. 25). A afirmativa II é incorreta, pois a interdependência – de outros centros urbanos, inclusive – é uma característica fundamental das cidades educadoras (p. 25).

  C

I e II

  D

II e III

  E

II


Questão 5/5 - Cidades Educadoras

Atente para a citação:

“Tornava-se evidente que esta tensão entre frequência, infraestruturas educativas e reivindicações sociais não podia sobreviver às alterações econômicas, sobretudo do pós-2ª Guerra Mundial, obrigando as estruturas governativas a conferir um outro espaço à educação, no quadro das opções estratégicas”.

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ALVES, Luiz Alberto Marques. História da Educação: uma introdução. Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 2012, p. 76.

Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa sobre os sistemas escolares no contexto do pós-Segunda Guerra Mundial, é correto afirmar que:

Nota: 20.0

  A

caracterizaram-se pela incapacidade de atender à demanda escolar, na escassez de formação de novos profissionais e na limitada ação dos sistemas escolares na promoção social.

Você acertou!

Comentário: “[...] no contexto que se seguiu à Segunda Guerra Mundial [...] ocorreram diversas crises nos sistemas escolares, que resultaram na incapacidade de atender à demanda escolar, na escassez de formação de novos profissionais e na limitada ação dos sistemas escolares na promoção social” (livro-base, p. 28).

  B

apresentaram um alto nível de desenvolvimento, devido, principalmente, à rápida reestruturação dos países europeus nesse período.

  C

precisaram, para atender à demanda, centrar-se sobretudo no espaço informal e em sua estrutura.

  D

promoveram a retomada dos valores, conceitos e conhecimentos propostos nos sistemas pré-Segunda Guerra Mundial.

  E

caracterizaram-se pela rápida reestruturação, dando origem a um sistema que fez adaptações aos sistemas pré-existentes.

4
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais