Buscar

O que é uma direção no cristal?

💡 3 Respostas

User badge image

Natalha Oliveira dos santos

As direções de vibração dos polarizadores (ou nicóis) devem ser perpendiculares entre si. Assim, verifique esta condição inicial, cruzando os nicóis, sem haver lâmina alguma sobre a platina do microscópio. Nesta situação o campo de visão deverá ficar totalmente escuro.

Para a determinação das direções de vibração dos polarizadores, emprega-se um mineral pleocróico (turmalina e biotita são os mais usados), pois estes aborvem a luz de forma mais ou menos intensa segundo certas direções cristalográficas..

A turmalina absorve pouca luz (mostrando-se iluminada), quando a direção da luz polarizada coincidir com a direção de maior alongamento do cristal (eixo cristalográfico "c"). No caso da biotita há forte absorção da luz quando a direção da luz polarizada coincidir com os traços de clivagem do cristal. Todo o procedimento descrito abaixo, para um cristal de turmalina, deverá ser executado a nicóis descuzados.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Primeiramente, devemos relembrar que o cristal consiste em um sólido no qual os átomos que o constituem estão distribuídos de uma forma muito bem definida em um padrão tridimensional que se repete no espaço. A figura abaixo exibe a estrutura de um cristal de cloreto de sódio.


Estrutura de um cristal de cloreto de sódio. Fonte: Wikipédia. Acesso 1 jul. 2019.

Dai, denomina-se de direção de um cristal aquela no qual ocorre o padrão de repetição de seus átomos.

Convém ressaltar que devido a seu belo aspecto estético, os cristais de materiais mais nobres possuem grande valor.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais