Buscar

Prescrição e decadência

Alguém pode simplificar o conceito?

💡 1 Resposta

User badge image

Daniella Almeida

Prescrição e decadência dizem respeito à perda de um direito, por motivos do não exercício pelo seu titular. Elas fazem parte do direito civil e sua diferença está no estágio onde o sujeito se encontra na busca de seu direito.

Na prescrição, o sujeito perde o direito à determinada ação, ou seja, seu direito de exigir algo por meios legais deixam de existir. Na decadência, a pessoa perde o próprio direito material, por não ter formalizado o pedido de seu direito dentro de um prazo definido. Os prazos prescricionais estão determinado nos artigos 205 e 206 do Código Civil, e eles não podem ser modificados. Porém, eles podem sofrer suspensão, interrupção ou impedimento, uma única vez.

Assim como a prescrição, a decadência também está diretamente ligada ao decurso do tempo, porém, na decadência, o que o sujeito perde é o direito material, caso ele não o utilize dentro de determinado prazo.

Ou seja, nesse caso, a pessoa tem o direito, porém, como não entrou com pedido formal para sua realização dentro de determinado período de tempo, esse seu direito caduca. 

Os prazos de decadência podem ter origem legal, ou por meio de acordo entre as partes envolvidas. Esses prazos estão dispostos em diversas partes no Código Civil, porém se encontram principalmente na Parte Especial do Diploma Civil.

Diferentemente da prescrição, o prazo decadencial não pode ser impedido, suspendido ou interrompido. 

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais