Buscar

QUAL A FUNÇÃO DAS CORDAS TENDÍNEAS E OS MÚSCULOS PAPILARES?

💡 8 Respostas - Contém resposta de Especialista

User badge image

Passei Direto

O coração é bomba propulsora para o fluxo sanguíneo. Anatomicamente apresenta dois átrios (direito e esquerdo) e dois ventrículos (direito e esquerdo). Na parte interna de cada um destes tem estruturas anatômicas especificas. Os átrios apresentam: septo atrial, fossa oval e septo fibroso. O ventrículo direito tem trabécula septo marginal, músculos papilares e valva tricúspide. O ventrículo esquerdo tem músculos papilares bem desenvolvidos e valva mitral (bicúspide). As válvulas mitral e tricúspide são presas por cordas tendíneas que se ligam aos músculos papilares, evitando assim sua eversão  para dentro do átrio no momento da sístole, pois a pressão intraventricular é muito grande neste momento. Já os músculos papilares são músculos que, relaxados, deixam frouxas as cordas tendíneas que abrem a valva mitral (bicúspide) e a tricúspide e, contraídos, esticam as cordas tendíneas que fecham essas valvas. São encontrados no ventrículo esquerdo e direito do coração.

3
Dislike0
User badge image

Estudante PD

Músculos papilares são músculos que, relaxados, deixam frouxas as cordas tendílineas que abrem as valvas mitral(bicúspide) e a tricúspide e, contraídos, retesam as cordas tendílineas que fecham essas valvas. São encontrados noventrículo esquerdo e direito do coração.

A cavitação das paredes ventriculares forma uma esponja de feixes musculares – trabeculae carneae. Alguns desses feixes se tornam os músculos papilares e cordas tendíneas. Músculos papilares são projeções musculares cônicas do miocárdio com bases fixadas à parede ventricular, no ventrículo esquerdo são encontrados músculos papgilaresanteriores e posteriores que são maiores que aqueles do ventrículo direito. São de grande tamanho e terminam em extremidades arredondadas, onde as cordas tendíneas se inserem. As cordas tendíneas de cada ápice do músculo papilar dirigem-se a ambas as cúspides da valva. Os músculos papilares, juntamente com as cordas tendíneas, auxiliam o funcionamento da sístole (mecanismo de contração) no átrio direito e da diástole (relaxamento) no átrio esquerdo por meio das valvas, os músculos papilares começam a se contrair antes da contração do ventrículo direito, tensionando as cordas tendíneas e aproximando as valvas. Como estão fixadas aos lados adjacentes de duas válvulas, as cordas impedem a separação das válvulas ou a sua inversão quando a tensão é aplicada as cordas tendíneas e mantida durante toda a contração ventricular (sístole) – isto é, as válvulas da valva atrioventricular direita são impedidas de sofrer prolapso (ser levadas para o átrio direito) quando a pressão ventricular aumenta. Assim, a regurgitação (fluxo retrógrado) de sangue do ventrículo direito para o átrio direito é impedida pelas válvulas. Três músculos papilares no ventrículo direito correspondem às válvulas da valva atrioventricular direita: O músculo papilar anterior, o maior e mais proeminente dos três, origina-se da parede anterior do ventrículo direito, suas cordas tendíneas se fixam às válvulas anterior e posterior da valva atrioventricular direita. O músculo papilar posterior, menor que o músculo anterior, pode ter várias partes, origina-se da parede inferior do ventrículo direito, e suas cordas tendíneas se fixam às válvulas posterior e septal da valva atrioventricular direita. O músculo septal origina-se do septo interventricular, e suas cordas tendíneas se fixam às válvulas anterior e septal da valva atrioventricular direita. 

 

fonte:

  1.  GRAY, Henry. Anatomia. 29ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan S.A., 1988.
  2. Ir para cima MOORE, Keith L.; DALLEY II, Arthur F. AGUR, Anne M. R. Anatomia orientada para a clínica. 6. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011.
2
Dislike0
User badge image

Ana Julia Andrade

Cordas tendinosas ou cordas tendíneas são tendões que ligam cada cúspide das válvulas cardíacas aos músculos papilares nos ventrículos do coração, o que impede que as válvulas se invertam durante a contração ventricular

2
Dislike0
User badge image

Andrea Ferreira Ferreira

ão tendões que ligam cada cúspide das válvulas cardíacas aos músculos papilares nos ventrículos do coração, o que impede que as válvulas se invertam durante a contração ventricular.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais