Buscar

Em casos em que determinadas culturas ferirem com direitos fundamentais ou mesmo humanos, será necessária a interferência ou intervenção nas mesmas?

Relação de conflitos entre Culturas e Direitos Humanos

💡 2 Respostas

User badge image

Bianca Ataíde

sim 

0
Dislike0
User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

Quando trata de direitos humanos, se está tratando de valores universais e jusnaturais, que existem independentemente de positivação interna. Ademais, são tutelados na ordem internacional, ultrapassando os limites da soberania de determinado Estado.

Quando se fala em direitos fundamentais, diversamente, se fala necessariamente da ordem nacional, ou seja, dos valores fundamentais que determinado Estado, a partir do poder constituinte, entendeu por bem tutelar.

Assim, ao trazer o termo "culturas" se está falando do multiculturalismo, que é aquele existente dentro de uma mesma sociedade ou um mesmo Estado soberano, mas que divergem q quanto às tradições, práticas e costumes, por exemplo.

No Brasil, podemos citar os quilombolas e as mais variadas formas de tradições indígenas.

É importante destacar que a CRFB/88 prevê o respeito às tradições plurais e a garantia de seus direitos, na maior medida possível, mas não admite a violação de um núcleo mínimo e essencial para garantir a dignidade da pessoa humana, como por exemplo o direito a vida que veda o sacrifício humano ou a integridade física, que impede mutilação genital, mas que cede, por exemplo, no uso de adornos diversos.

O que se conclui é que a intervenção é possível para garantir esse núcleo essencial, mas as hipóteses devem ser analisadas no plano concreto.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais