Buscar

Diferencie sociedades comuns de sociedades simples, identificando e determinando seus efeitos perante terceiros.

Diferencie sociedades comuns de sociedades simples, identificando e determinando seus efeitos perante terceiros.

💡 2 Respostas

User badge image

Nina Nina

Anteriormente à vigência do Código Civil/2002, as Sociedades Simples (sigla S/S) eram denominadas "Sociedades Civis" (sigla S/C).

As S/S abrangem aquelas sociedades que não exercem atividade própria de empresário sujeito a registro (art. 982 do Código Civil).

As S/S estão disciplinadas nos artigos 982, 983, 997 a 1.038  do Código Civil.

CONSTITUIÇÃO

A sociedade simples pode constituir-se segundo um dos tipos regulados nos artigos 1.039 a 1.092 do Código Civil, a saber:

- Sociedade em Nome Coletivo - SNC

- Sociedade em Comandita Simples

- Sociedade Limitada - LTDA

- Sociedade em Comandita por Ações

Caso não se constitua em uma dessas formas, a S/S subordina-se às normas que lhe são próprias, estabelecidas nos artigos 997 a 1.038 do Código Civil. Veja tópicos:

Contrato Social

Responsabilidade dos Sócios nas Sociedades Simples e Sociedades Limitadas

REGISTRO

A sociedade simples tem seus atos (constituição, alteração e extinção) registrados no Cartório de Registro Civil das Pessoas Jurídicas. 

A sociedade simples que instituir sucursal, filial ou agência na circunscrição de outro Registro Civil das Pessoas Jurídicas, neste deverá também inscrevê-la, com a prova da inscrição originária.

Em qualquer caso, a constituição da sucursal, filial ou agência deverá ser averbada no Registro Civil da respectiva sede.

COOPERATIVAS

Independentemente de seu objeto, considera-se sociedade simples as Cooperativas. Porém, nestes casos, aplica-se a legislação de regência própria (Lei das Cooperativas).

Bases: artigos 982, 983, 997 a 1.038 do Código Civil e os indicados no texto.

Veja modelo de Contrato Social - Sociedade Simples (S/S)

0
Dislike0
User badge image

Paduan Seta Advocacia

As Sociedades em Comum, previstas nos artigos 986 a 990, do Código Civil, são sociedades não personificadas e, portanto, todos os sócios respondem solidária e ilimitadamente pelas obrigações sociais perante terceiros, conforme previsto no artigo 990:

Art. 990. Todos os sócios respondem solidária e ilimitadamente pelas obrigações sociais, excluído do benefício de ordem, previsto no art. 1.024, aquele que contratou pela sociedade.

Já as Sociedades Simples, previstas no artigo 997 e seguintes, do Código Civil, são sociedades personificadas e, portanto, o patrimônio da sociedade é separado do patrimônio dos sócios.

Sendo assim, somente em casos excepcionais que o patrimônio dos sócios será atingido. Primeiramente, a sociedade em si, que possui personalidade jurídica, é que responderá pelas obrigações e dívidas perante terceiros.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais