Buscar

De que modo as escolas, enquanto instituições sociais, podem contribuir para o enfrentamento às desigualdades sociais?

De que modo as escolas, enquanto instituições sociais, podem contribuir para o enfrentamento às desigualdades sociais? Como outras instituições, por exemplo, o Estado e a família, poderiam realizar articulações com a instituição escolar, contribuindo para o enfrentamento às desigualdades e por meio de quais ações concretas isto se realizaria.

💡 37 Respostas

User badge image

Guilherme Schutz

 Acredito que as escolas poderiam tentar se aproximar mais das famílias de seus estudantes promovendo eventos de aproximação social, bem como conhecendo mais da estrutura familiar dos estudantes.

Pois acredito na importância dessa interação entre pais e educadores. Esta interlocução se faz necessária para que as famílias possam trazer os diferentes contextos sociais e partir disso, a escola possa levar em conta um aprendizado que contemple não só os conteúdos programáticos, como também saberes que envolvem uma pedagogia.

O tipo de estrutura familiar reflete muito no comportamento de seus estudantes na escola, porém esse papel não pode ser apenas das escolas, pais, responsáveis e outras instituições precisam estar envolvidas e comprometidas a mudar esse senário, até porque está previsto no Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola que a comunidade também exerça autonomia nos assuntos a serem trabalhados na escola.

Outras instituições sociais, podem contribuir para o enfrentamento das desigualdades sociais com algumas atitudes simples como:

 Um calendário com eventos para pais e alunos promovendo palestras com os temas sobre Planejamento financeiro, igualdade, segurança, cidadania e etc.

Esse tipo de ação sendo feita com alguns programas como O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) da Policia Militar de Santa Catarina.

Outro Programa, que demonstrou grandes resultados é o do menor aprendiz, que dá aos jovens a oportunidade de inclusão social com o primeiro emprego e de desenvolver habilidades para entrar no mundo corporativo.

Outro ponto que acho importante e que vale frisar são a disciplinas aplicadas nas instituições de ensino, onde deveríamos adicionar algumas disciplinas que preparassem o aluno para algo além da vida acadêmica, como matérias voltadas para o planejamento financeiro, mercado de trabalho, sobre empreendedorismo, cidadania., em que as pessoas poderiam ter uma perspectiva de futuro melhor e de se tornarem pessoas melhores.

A escola, esta instituição historicamente normatizadora, por muito tempo teve o papel de apenas disciplinar os alunos, porém com as teorias críticas, que tinham por objetivo questionar as desigualdades sociais e a evasão escolar, promoveram uma pedagogia mais libertária, como a de Paulo Freire, que questionava o método de memorização e que não levava em conta o contexto e saber prévio do aluno. Paulo Freire chamava de educação bancária aquela que apenas ensinava aos alunos conhecimentos deslocados da realidade social e que exigiam memorização, pois depositavam saberes que não faziam sentido ao mundo do trabalho. Uma das grandes conquistas desta pedagogia crítica foi a alfabetização de Jovens e adultos, que a partir dos saberes do seu cotidiano, das questões que faziam sentido ao mundo do trabalho aprenderam a ler e a escrever. Nesse sentido, a escola pode ser transformadora, pois promove a democratização do ensino para todos e dá equidade, independentemente da classe social.


51
Dislike1
User badge image

Nayane Forneli

A escola e as outras instituições sociais,podem contribuir para o enfrentamento das desigualdades sociais com algumas atitudes simples e no dia a dia. Como por exemplo:

Ofertar palestras com os temas: Segurança, emprego, planejamento financeiro, igualdade, Educação Moral e Cívica (que podem ser aplicadas por policiais Miliares), para promover a cidadania e contribuir para a redução dos índices de criminalidade (causados pela desigualdade social).

Programas ou disciplina escolar voltadas para o planejamento financeiro, mercado de trabalho (como se preparar para o primeiro emprego e os benefícios de se ingressar como Menor Aprendiz) e também sobre empreendedorismo - onde as pessoas consigam enxergar os benefícios do empreendedorismo, como a prosperidade financeira e a geração de empregos.

23
Dislike3
User badge image

Robertinho Moreno

A educação é uma das poucas áreas que promovem avanços na frente social e econômica ao mesmo tempo: investindo em educação,  melhora tanto o crescimento econômico quanto a justiça social, com isso a educação ganha papel fundamental na busca pela redução da desigualdade. 

A escola molda o indivíduo desde a infância, por isso um direcionamento educacional mais amplo, olhando de maneira macro para as questões da desigualdade social, trazendo uma consciência menos individualista e mais voltada para ações e comportamentos que beneficiem o todo, com intuito de gerar mais inclusão e menos e exclusão, principalmente nas periferias, onde a desigualdade se mostra de forma mais latente. As escolas podem ser os norteadores de uma consciência mais harmônica e inclusiva em todas as esferas, formando indivíduos conscientes da importância de se viver em uma sociedade que promove a igualdade de condições a todos as pessoas que dela participam.

O Estado e a Família podem contribuir bastante com a instituição escolar, de forma sinérgica com conceitos, ações, projetos e leis que possam reforçar essa consciência em diminuir a desigualdade social.

No âmbito familiar, uma integração entre os pais e professores seria valiosa, pois conhecendo o seio familiar onde o aluno convive, seria mais fácil identificar quais as possíveis influências negativas que o aluno sofre e quais as positivas também. Um ambiente hostil seja em casa ou na comunidade pode ser um indicador do comportamento também hostil da criança no ambiente escolar, assim como se for um ambiente de convívio harmonioso, calmo e educado, isso refletirá no comportamento do aluno.
Algumas ações que poderiam ser efetivas, seriam campanhas voltadas ao incentivo da cidadania, combate as drogas e criminalidade dependendo de onde a escola ou criança esteja situada (área de risco, favelas e etc...), Formas de combate a intolerâncias, sejam religiosas,  racismo e qualquer outra forma de preconceito internalizado na sociedade. O estado seria o agente possibilitador dessas ações, com projetos, leis de incentivo ao ensino, as ações pensadas pelas instituições educacionais, com aporte financeiro para execução das ações e implementação de melhorias no ambiente escolar, melhorando a infraestrutura e acesso a informação nas comunidades carentes e com menos recursos financeiros.

São algumas maneiras de direcionar a sociedade através da educação para um convívio mais igualitário , onde a desigualdade social possa deixar de ser, de forma gradativa uma situação "irreversível".


19
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais