Buscar

EDUCAÇÃO INFANTIL I

Pergunta 1
Sarmento (2004) defende que a construção histórica da infância foi o resultado de um processo complexo de produção de representações sobre as crianças, de estruturação dos seus quotidianos e mundos de vida e, especialmente, de constituição de organizações sociais para as crianças. De acordo com Sarmento (2004), avalie as afirmativas abaixo. 

I. O lugar da infância é um espaço que é consignado pelos adultos.
II. A ideia de infância é uma ideia moderna.
III. Durante grande parte da idade da Idade Média, as crianças foram consideradas como meros seres biológicos, sem estatuto social nem autonomia existencial.
IV. A infância consiste precisamente em deslocar-se para a norma axiológica e gnoseológica constituída pelos adultos.
V. Historicamente, as crianças pertenciam ao universo feminino, junto de quem permaneciam, até serem rapidamente integradas na adultez.
VI. Apesar de ter havido sempre crianças, seres biológicos de geração jovem, nem sempre houve infância, categoria social de estatuto próprio.
VII. A consciência social da existência da infância é, com efeito, algo que começou a emergir com o Renascimento, para se autonomizar a partir do século das luzes.
VIII. A criança se insere na sociedade como um ser estranho, como um ator social que repete o mundo em que nasceu.
IX. Todas as crianças transportam o peso da sociedade que os adultos lhes legam, com dificuldade de fazer o novo.

Das afirmativas listadas acima, as que estão totalmente relacionadas ao que Sarmento (2004) descreve como constituição das culturas da infância são:

a) II, III, V, VI e VII
b) II, III, VI, VIII e IX
c) II, III, V, VII e VIII
d) III, V, VII, VIII e IX
e) IV, V, VI, VIII e IX

Pergunta 2
Os brinquedos industrializados, predominantemente reprodutores das narrativas da Disney ou das animações da moda, são bem diferentes das bonecas de milho, pés de lata e biboquês dos nossos avós

PORQUE

as brincadeiras e os materiais dos brinquedos também mudam de acordo com o tempo, os espaços e os lugares geográficos.

Analisando as afirmações acima, conclui-se que:

a) A primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
b) As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
c) As duas afirmações são falsas.
d) A primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
e) As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.

Pergunta 3
Preencha as lacunas escolhendo a alternativa correta.

Estes fatores – a criação da escola, o recentramento do núcleo familiar no _______________, a produção de disciplinas e saberes periciais, a promoção da administração simbólica da infância – radicalizaram-se no final do século XX, a ponto de potenciarem criticamente todos os seus efeitos.

Assim, a escola expandiu-se e universalizou-se, as famílias reordenaram os seus dispositivos de apoio e controle infantil, os saberes disciplinares sobre a criança adquiriram autonomia e desenvolveram-se exponencialmente, e a administração simbólica adquiriu novos _____________ com a Convenção dos Direitos da Criança e com normas de agências internacionais (como a UNICEF, a OIT, a OMS) configuradoras de uma infância global, no plano normativo.

Não obstante, importa sublinhar que esse esforço normalizador e homogeneizador, se tem efetivas consequências na criação de uma infância global, não anula ______________ inerentes à condição social, ao gênero, à etnia, ao local de nascimento e residência e ao subgrupo etário a que cada criança pertence.

Há várias infâncias dentro da infância global, e a desigualdade é o outro lado da condição social da infância contemporânea. Aliás, essa radicalização da modernidade - esta 2ª modernidade (U. Beck, 1999) – acentua essas desigualdades, no quadro do efeito ____________ do processo de globalização. É, por isso, necessário considerar esses efeitos.

Fonte: SARMENTO, Manuel Jacinto. As culturas da infância nas encruzilhadas da 2ª modernidade. Crianças e miúdos: perspectivas sócio-pedagógicas da infância e educação. Porto: Asa, p. 9-34, 2004.

a) Cuidado dos filhos, saberes, desigualdades, heterogeneizador.
b) Poder paternal, direitos, verdades, normativo.
c) Cuidado dos filhos, instrumentos reguladores, desigualdades, homogeneizador.
d) Respeito aos pais, saberes, direitos, heterogêneo.
e) Respeito aos pais, instrumentos reguladores, direitos, heterogêneo.

Pergunta 4
O brincar sempre teve relação direta ou indireta com o comportamento humano, expressando emoção, timidez, dor e alegria. A criança tem necessidade de interagir, construir seus pensamentos, sentir suas emoções, seus desejos, suas vontades e tomar consciência do mundo social ao seu redor. E, nesse processo um faz de conta, uma dramatização, uma história contada, uma expressão corporal, um esconde-esconde, um manipular de objetos, dentre tantas possibilidades dos brinquedos e das brincadeiras, configuram experiências de aprendizagem a partir da ludicidade. Nesse sentido,

a) Dispensa planejamento docente, pois ele não se caracteriza como um fim em si mesmo na Educação Infantil.
b) O brincar deve assumir centralidade no desenvolvimento curricular da Educação Infantil.
c) O brincar deve acontecer depois das atividades curriculares na Educação Infantil como momento lúdico.
d) O brincar na Educação Infantil não requer intervenção do professor.
e)O brincar deve ter momento demarcado para acontecer na rotina diária das instituições de Educação Infantil.

💡 1 Resposta

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais