Buscar

Quanto ao estupro de vulnerável na vítima maior de 12 anos e menor de 14 anos está pacificado de que a presunção é absoluta?

Quanto ao estupro de vulnerável na vítima maior de 12 anos e menor de 14 anos está pacificado de que a presunção é absoluta, ou seja, de que a o consentimento da vítima não impede a ação penal contra o parceiro da vítima maior de idade?

💡 3 Respostas

User badge image

Paula Virginia Paiva

Não porque com doze anos so sofre atos infracionais impostos pelo ECA, já com 14 anos temos que ver em que tipo penal normativamente encaixa

1
Dislike2
User badge image

Lígia Dalegrave

Não entendi direito a sua explicação. Acho que vc se enganou. Na verdade estou falando da ação penal do indiciado e não da responsabilidade criança. No caso que citei, há divergências doutrinas se o consentimento da criança maior de 12 anos e menor de 14 anos vai importar no oferecimento da ação penal de estupro de vulnerável. O stj definiu que independente do consentimento da criança ocorrerá a ação contra o parceiro maior de 18 anos. Eu gostaria de saber o posicionamento do stf quanto a isso e se já está pacificado pelas doutrinas e tribunais.

1
Dislike0
User badge image

Kate Luzzi

Bem, se a vítima for menor de 14 anos e estiver conjunção carnal com maiores de 18 e até mesmo com maiores de 14 anos, o autor que praticou a conjunção carnal com o menor responderá por estupro de vunerável, mesmo com consetimento da vítima, pois entende se que um menor de 14 anos é vulnerável, independe do que ele faça ou já tenha feito, sendo assim o autor irá responder pelo art 217-A do CP, onde aponta o estupro de vulnerável só pelo fato da vítima ser menor de 14 anos, a partir dos 14 a conjunção carnal com consentimento não considera nenhum crime, só sendo menor de 14 considera se.

Mesmo se a vítima alegar que o autor é namorado, marido, noivo, o que seja, o autor que praticar conjunção carnal com menor de 14 anos responderá pelo 217-A do CP.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais