Buscar

De que modo é possível contextualizar a a democracia grega na sociedade contemporânea?

💡 4 Respostas

User badge image

Nanda Gomes

Na concepção desta antiga sociedade, aqueles que não compartilhavam dos mesmos costumes de Atenas não poderiam ter a compreensão necessária para escolher o melhor para a pólis. Além disso, observando o modo como os atenineses viam a mulher, sabemos que tal exclusão feminina se assentava na “inferioridade natural” reservada ao sexo feminino. Por fim, os escravos também eram politicamente marginalizados ao não terem o preparo intelectual necessário para o exercício da política.

Dessa forma, não podemos dizer que a democracia ateniense era cingida por uma estranha contradição. Ao contrário, percebemos que as instituições políticas dessa cultura refletiam claramente valores diversos que eram anteriores ao nascimento da democracia grega. Também devemos levar em conta que o nosso ideal democrático é influenciado pelas discussões políticas dos intelectuais que defenderam os ideais do movimento iluminista, no século XVIII.

A distância entre a democracia grega e a atual somente corrobora com algo que se mostra bastante recorrente na história. Com o passar do tempo, os homens elaboram novas possibilidades e, muitas vezes, lançando o seu olhar para o passado, fazem com que a vida de seus próximos seja transformada pelo intempestivo movimento de ideias que torna nossa espécie marcada pelo signo da diversidade

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para responder essa pergunta devemos coloacr em prática nosso conhecimento sobre História do Direito.A nossa constituição não impede nenhum brasileiro de exercer seu direito á democracia pois os mesmos são garantidos por lei . Já para os gregos a democracia era bastante diferente do que conhecemos hoje questões políticas, os analfabetos eram considerados inaptos para exercer seu direito ou seja excluía boa parte da população de exercer seu direito. Ou seja só poderiam participar das questoes as pessoas consideradas da elite e que detinham algum conhecimento.Logo, na democracia graga os que não compartilhavam dos mesmos costumes não poderiam escolher o melhor para eles e na sociedade contemporânea todas as pessoas podem exercer seu direito.

**

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais