Buscar

O que o corante metanol cora na célula ?

Na técnica de coloração de leucócitos, qual a função do metanol ????

💡 5 Respostas

User badge image

Jeferson Kelvin

azul de metileno é um corante básico que reage com componentes ácidos das células e tecidos, os quais incluem grupos fosfatos, ácidos nucléicos, grupos sulfatos de glicosaminoglicanas e grupos carboxila das proteínas. Estruturas celulares que se coram com corantes básicos são denominadas basófilas. São exemplos: heterocromatina, nucléolo, RNA ribossômico, matriz extracelular da cartilagem. 

2
Dislike0
User badge image

martinsrocha.almeida@hotmail.com

Estes corantes são dissolvidos em álcool, geralmente o metanol, e, além disso, ... Eosina: é um corante ácido, que cora as estruturas acidófilas em tom rosa, como

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Existem algumas formas de corar células sanguíneas para análises e observações. Alguns corantes foram idealizados por alguns cientistas, que desenvolveram diferentes métodos.


Dentre os métodos utilizados para coloração de células, no caso de células de leucócitos utiliza-se um método no qual uma solução de corantes pode corar diferentes estruturas. Para o caso de leucócitos, por meio de esfregaço sanguíneo, que pode ser realizado por dois métodos de coloração (manuais e automáticos). No caso do método manual, a forma mais utilizada é a coloração de Romanowsky. Nesta forma de coloração, os corantes são inicialmente dissolvidos em álcool ou metanol, e a faz-se então uma mistura dos corantes eosina e azul de metileno. Após a oxidação do azul de metileno, origina-se diversos tons de azures de metileno, e isso resulta numa solução alcoólica de eosinato de azul e azures de metileno.

Esta solução de oesina + azul de metileno caracteriza-se por:

Eosina: é o corante ácido, que cora as estruturas acidófilas em tom rosa, como as hemácias, devido à hemoglobina e os grânulos dos eosinófilos;

Azul de metileno: é o corante básico, que cora as estruturas basófilas em tom azul, como os núcleos, devido ao DNA e ao RNA e os grânulos dos basófilos. O azur de metileno: cora as estruturas azurófilas em púrpura (metacromasia), como os lisossomos.


Portanto, na técnica de coloração de leucócitos, o metanol é utilizado para a diluição dos corantes azul de metileno e eosina. A junção desses corantes forma uma substância que capaz de corar diferentes estruturas celulares, assim como os leucócitos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Outros materiais