Buscar

2. Que rochas/ minerais vão sofrer dissolução química ao entrar em contato com a água meteórica?

💡 4 Respostas

User badge image

José Júnior

Meteorização ou intemperismo é o processo natural de decomposição ou desintegração de rochas e solos, e seus minerais constituintes, por ação dos efeitos químicos, físicos e biológicos que resultam da sua exposição aos agentes externos (neles se incluindo os factores antropogénicos, isto é devido direta ou indiretamente à ação humana ou natural).[1]Em resumo, a meteorização é o fenómeno natural a que estão sujeitos todos os materiais geológicos quando expostos à ação combinada da atmosfera, da hidrosfera, da biosfera e da antroposfera, ocorrendo de forma permanente e generalizada em toda a superfície terrestre, não devendo contudo ser confundida com os efeitos da erosão, embora tenha frequentemente com eles uma relação estreita de causa e efeito.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Rochas sedimentares. As rochas sedimentares são rochas formadas pela acumulação de sedimentos , que são partículas de vários tamanhos que são transportadas pela água, gelo e vento, e são submetidas a processos físicos e químicos ( diagenesis ), que conduz a materiais consolidado.

Rochas sedimentares podem se formar nas margens dos rios, no fundo de barrancos , vales , lagos , mares e na foz do rio . Eles são organizados formando camadas ou estratos. Existem processos geológicos externos que atuam em rochas pré-existentes, esses agentes resistem , transportam e depositam em locais diferentes, dependendo do transporte ( água , vento , gelo ).

Da mesma forma, diferentes organismos animais ou vegetais podem contribuir para a formação de rochas sedimentares ( fósseis ). Rochas sedimentares podem existir até uma profundidade de dez quilômetros na crosta terrestre . Essas rochas podem parecer soltas ou consolidadas, ou seja, foram unidas a outras por processos pós-sedimentação, conhecidos como diagênese.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais