Buscar

Como ocorre o potencial de ação no músculo cardíaco?

💡 3 Respostas

User badge image

Laís C

https://www.passeidireto.com/arquivo/44033695/potenciais-de-acao-no-musculo-cardiaco

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

b>Ao contrário do potencial de ação nas células musculares esqueléticas, o potencial de ação cardíaco não é iniciado pela atividade nervosa. Em vez disso, surge de um grupo de células especializadas, que possuem geração automática de potencial de ação. Em corações saudáveis, essas células são encontradas no átrio direito e são chamadas de nó sinoatrial.
Eles produzem cerca de 60-100 potenciais de ação a cada minuto. Esse potencial de ação passa ao longo da membrana celular fazendo com que a célula se contraia, portanto, a atividade da SAN resulta em uma freqüência cardíaca de repouso de aproximadamente 60-100 batimentos por minuto. Todas as células do músculo cardíaco são eletricamente ligadas umas às outras, por estruturas conhecidas como junções comunicantes que permitem que o potencial de ação passe de uma célula para a outra. Isso significa que todas as células atriais podem se contrair juntas e, em seguida, todas as células ventriculares.
A taxa de dependência do potencial de ação é uma propriedade fundamental das células cardíacas e alterações podem levar a doenças cardíacas graves, incluindo arritmia cardíaca e, por vezes, morte súbita. A atividade potencial de ação dentro do coração pode ser registrada para produzir um eletrocardiograma (ECG). Esta é uma série de picos ascendentes e descendentes (marcados P, Q, R, S e T) que representam a despolarização (voltagem se tornando mais positiva) e repolarização (voltagem se tornando mais negativa) do potencial de ação nos átrios e ventrículo.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais