Buscar

De acordo com o filósofo Luc Ferry, uma das causas que facilitaram o surgimento da filosofia na Grécia é:?

💡 5 Respostas

User badge image

Cassia Roberta DE OLIVEIRA DELFINO

a escola Jônica a qual pertencia a Tales de Mileto,basicamente o pai da filosofia.

Tales definia que 'Tudo é água',onde todas as coisas possuem água e o homem assim como a natureza fazem parte desse elemento que rege a energia do universo.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para responder esta questão adequadamente vamos revisitar a noção de surgimento da filosofia, falando brevemente sobre a passagem do mito à razão, para compreender qual fator foi importante para que o surgimento da filosofia acontecesse na Grécia.
Sabemos que o conhecimento filosófico não surgiu da noite pro dia, mas foi lentamente se consolidando dentro da sociedade grega. A filosofia surge quando a transformação do pensamento mítico ao pensamento racional, dominado pela razão (logos).
Existem muitos fatores que causaram esta transformação, como os princípios da democracia ateniense, que pregavam que os cidadãos tinha direito de falar e todos possuíam a mesma credibilidade, o interesse pela natureza, a mitologia e a necessidade de explicação da natureza por um meio físico e não só mítico.
Luc Ferry entende que a causa principal da filosofia ter surgido na Grécia é justamente a mitologia grega, que já apresenta alguns aspectos do pensamento filosófico, como a necessidade de explicação do universo, de sua criação e conservação, além da origem dos seres que o habitam. Assim, as perguntas que os mitos procuravam responder já eram filosóficas, a questão é que as respostas dadas não eram racionais.
Portanto, por meio dos mitos é que nasce a filosofia, já que os primeiros filósofos começam a perceber que as respostas oferecidas pelos mitos não era suficientes e procuram meios racionais para respondê-las adequadamente.
0
Dislike0
User badge image

Jefferson Soares

A organização política da cidade grega. Para Ferry (2007), a natureza democrática da organização política da cidade e, portanto, o cultivo da autonomia da razão nos debates facilitou e estimulou o aparecimento de um pensamento livre, “[...] emancipado das imposições associadas aos diferentes cultos religiosos” (FERRY, 2007, p. 36). Afinal, “[...] na assembleia os cidadãos gregos habituaram-se a discutir, deliberar e argumentar permanentemente e em público” (FERRY, 2007, p. 36). Portanto, o surgimento da filosofia na Grécia representa uma quebra em relação às civilizações que utilizaram a religião para responder às questões existenciais do ser humano.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais