Buscar

Qual a importância clínica da excreção de medicamentos pelo leite materno?

💡 2 Respostas

User badge image

daniel antonio

tem relevancia somente ao bebe,dependendo da toxicidade do farmaco pode trazer riscos e interacoes.

0
Dislike0
User badge image

Allan Nunes

A amamentação é fundamental para o desenvolvimento do lactante, uma vez que o leite materno fornece nutrientes e substâncias imunoativas para o bebê. Existe uma preocupação quando a nutriz está fazendo tratamento medicamentoso, cujo fármaco pode atingir o lactante por meio da amamentação. Dessa forma, é importante que o clínico tenha conhecimento de qual fármaco é capaz de realizar sua ação farmacológica no lactante a partir da amamentação.

O ministério da saúde classifica os fármacos em três categorias de risco, são elas:

 USO COMPATÍVEL COM A AMAMENTAÇÃO

Desta categoria fazem parte os fármacos cujo uso é potencialmente seguro durante a lactação, haja vista não haver relatos de efeitos farmacológicos significativos para o lactente.

 USO CRITERIOSO DURANTE A AMAMENTAÇÃO

Nesta categoria estão os medicamentos cujo uso no período da lactação depende da avaliação do risco/benefício. Quando utilizados, exigem monitorização clínica e/ou laboratorial do lactente, devendo ser utilizados durante o menor tempo e na menor dose possível. Novos medicamentos cuja segurança durante a amamentação ainda não foi devidamente documentada encontram-se nesta categoria.

 USO CONTRAINDICADO DURANTE A AMAMENTAÇÃO

Esta categoria compreende as drogas que exigem a interrupção da amamentação, pelas evidências ou risco significativo de efeitos colaterais importantes no lactente.

Fonte: Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria da Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas. Amamentação e uso de medicamentos e outras substâncias / Ministério da Saúde, Secretaria da Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas. – 2. ed., 1. reimpr. – Brasília: Ministério da Saúde, 2014.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais