Buscar

Alguem sabe sobre a origem da pegagogia hospitalar

💡 3 Respostas

User badge image

CAMILA CRISTIANO

m 1935 o Ministro da Saúde da França, Henri Sellier, inaugurou em Paris a primeira escola para crianças que por motivos de saúde tinha que se afastar da escola. Logo, esta atividade expandiu-se para outros países, como Alemanha, Europa e Estados Unidos. Este novo espaço escolar foi inserido como uma nova visão de ensino, pois havia certas doenças que impediam a presença dos alunos à escola, devido a internações, necessidades de repouso, com tempo estimáveis ou não.

Ao final da Segunda Guerra Mundial, em 1945, surgiram escolas nos hospitais da Europa. Neste ano, devido a guerra houve um grande numero de crianças e adolescentes feridos impossibilitando que estes frequentassem a escola regular.

No Brasil este ramo começou por volta de 1931, na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, que indicam em seus relatórios anuais o atendimento pedagógico especializado a deficientes físicos. Mas só em 1950 oficializou a primeira classe hospital, no Hospital Municipal de Jesus, que atua até os dias atuais no Rio de Janeiro, atendendo crianças internadas com poliomielite.

A Pedagogia hospitalar inicia seu processo na vida de crianças e adolescentes a partir do momento em que recebem o diagnóstico da doença, que desde aquele momento mudar o rumo da sua vida. Segundo Neusa Amorim ‘’Em consequência da segunda Guerra Mundial, inúmeras crianças e adolescentes em idade escolar foram mutiladas e feridas, o que motivou a permanência delas em hospitais por longos períodos‘’. A educação está presente em todos os momentos de nossas vidas, sendo para escrever uma carta para um parente, um e-mail de trabalho ou até um sms para a pessoa que ama. No hospital as crianças tem apoio de médicos para acompanhar o tratamento da doença e tem do pedagogo a oportunidade de aprender enquanto tem o tratamento. A principal meta do pedagogo é transmitir o máximo de conhecimento que puder ser adquirido enquanto a criança estiver em uma condição que a impossibilita de ir até uma escola formal, dando a ela a oportunidade de aprender, criar, descobrir e redescobrir o sentido, forma e cores da educação e também do mundo.[1]

0
Dislike0
User badge image

Djenni rocha

Surgimento da Pedagogia Hospitalar

História da Pedagogia Hospitalar. ... Apesar de sua criação ter sido inicialmente feita para crianças inadaptadas na França, seu nome ganhou força quando houve a Segunda Guerra Mundial em 1939, na qual surgiram escolas nos hospitais da Europa.

 

0
Dislike0
User badge image

Taise Freitas

salvaram meu artigo essas respostas
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais