Buscar

Diferença Endosso e Cessão Civil?

💡 2 Respostas

User badge image

Beatriz Costa

Endosso é o ato pelo qual o credor de um título de crédito com a cláusula à ordem transmite os seus direitos à outra pessoa.

Por outro lado, a cessão civil é o ato pelo qual o credor de um título de crédito com a cláusula não à ordem transmite os seus direitos à outra pessoa.

No endosso, quem transfere o título de crédito responde pela existência do título e também pelo seu pagamento. Todavia, o devedor não pode alegar contra o endossatário de boa-fé exceções pessoais.

Já, na cessão civil, quem transfere o título de crédito só responde pela existência do título, mas não responde pelo seu pagamento. Entretanto, o devedor pode alegar contra o cessionário de boa-fé exceções pessoais.

0
Dislike0
User badge image

Aléxia Kílaris

Podemos dizer que endosso é o ato pelo qual o credor transmite seus direitos, de um título de crédito, a uma terceira pessoa. Nessa situação, é necessário que exista uma CLÁUSULA À ORDEM.

Já na cessão civil o credor também transmite seus direitos à um terceiro, mas INEXISTE UMA CLÁUSULA À ORDEM.

Para além disso, no endosso, quem transfere o título responde pela existência do título e pelo seu pagamento.

Já na cessão civil, quem transfere o título somente responde pela existência do título, não incluindo a responsabilização pelo seu pagamento. 

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais