Buscar

Um site de aluguel de imóvel por temporada,pode ser responsabilizado quando o imóvel é inadequado ao hospede?

💡 2 Respostas

User badge image

Maria Eduarda Govêa

Pode haver a condenação solidaria, tendo em vista que ao disponibilizar a oferta de determinado serviço em seu sitio, a empresa tem a resposabilidade de fiscalização do serviço que ali esta sendo oferecido

0
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

Sim.

Entendemos que, no caso de contratação de aluguel por temporada mediante sites especializados, configura-se relação de consumo entre a empresa que mantém o site, e o consumidor, gerando a possibilidade de responsabilização no caso de inadequação ao hóspede.

Foi o que entendeu a 30ª Câmara de Direito Privado do TJSP, ao julgar o processo de nº 1009888-93.2017.8.26.0320:

"A ré é, sim, responsável por eventuais danos causados aos consumidores. A ré disponibiliza em seu conhecido sítio na internet (Airbnb) um serviço por meio do qual pessoas podem oferecer, em sua plataforma, locais para hospedagem de diversos tipos, tais como casas, apartamentos, sítios, entre outros. A ré, por seu turno, divulga esse conteúdo e outros consumidores, como a autora, que buscam uma hospedagem em determinada localidade, utilizam o serviço do Airbnb para buscar o local mais adequado para suas necessidades. 

[...]

Ainda que o Airbnb não seja o efetivo anfitrião ou locador dos imóveis oferecidos, é dessa empresa que o consumidor busca a prestação do serviço que lhe garanta uma hospedagem tranquila, no local ali divulgado, pelo preço previamente ajustado, e com a garantia da empresa de que o consumidor não está sendo vítima de uma fraude ao aceitar se hospedar em um imóvel indicado na plataforma. Logo, a Airbnb responde, sim, por eventuais danos causados aos consumidores, incumbindo a ela, querendo, e se for o caso, buscar eventual reparação de danos causados por atos praticados por terceiros. O serviço é cobrado, uma vez que a ré fica com parte do valor pago. É ela quem intermedia todo o pagamento e faz o repasse ao anfitrião."

 

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais