Buscar

Afinal de contas, a coisa julgada, o direito adquirido e o ato perfeito jurídico podem sofrer retroatividade?

Já li milhoes de vezes e ainda nao compreendo se podem sofrer retroatividade, se sim quais e porque. :(

💡 2 Respostas

User badge image

Thiago Câmara

Coisa Julgada não se discute, com exceção no processo civil quanto à ação rescisória, que permite a modificação da sentença no prazo de dois anos após o trânsito em julgado, na hipótese de ocorrência de problemas graves que possam ter impedido uma decisão adequada, como a corrupção do juiz ou a ofensa à lei.

Quanto ao Direito Adquirido, é tão-somente aquele poder realizar determinada vontade conquistado por alguém, esse, chamado de sujeito daquele direito. Ou seja, se você adquiriu um direito licitamente, a Carta Magna garante que você não o perderá.

Ato jurídico perfeito se confunde muito com os dois outros institutos, por exemplo um indivíduo que se aposenta em janeiro de 2015, com 35 anos de serviço, passando a vigorar, em fevereiro do mesmo ano, uma lei que estabeleça um tempo de serviço de 40 anos necessário à aposentadoria. Além de ser um direito adquirido do indivíduo, sua aposentadoria é um ato jurídico perfeito. Ainda nesse sentido, pode-se afirmar que um indivíduo que iria se aposentar em março de 2015, de acordo com a nova lei, terá de trabalhar por mais 5 anos para obter os benefícios da aposentadoria.

Em suma, o único que pode retroagir é a coisa julgada, no caso supracitado, espero ter ajudado, boa sorte.

1
Dislike0
User badge image

Vitoria Regina Silveira

Ajudou muuuuito! Obrigada!

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais