Buscar

Quem pode me socorrer!!!por favor A teoria clássica do Delito é a mesma coisa q teoria finalista?

💡 2 Respostas

User badge image

Dagoberto Biloti

I- A teoria finalista, no conceito analítico de crime, o define como um fato típico e antijurídico, sendo a culpabilidade pressuposto da pena. 
II- A teoria clássica, no conceito analítico de crime, o define como um fato típico, antijurídico e culpável. 
III- A teoria clássica entende que a culpabilidade consiste em um vínculo subjetivo que liga a ação ao resultado, ou seja, no dolo ou na culpa em sentido estrito. 
IV- A teoria finalista entende que, por ser o delito uma conduta humana e voluntária que tem sempre uma finalidade, o dolo e a culpa são abrangidos pela conduta. 
V- A teoria finalista entende que pode existir crime sem que haja culpabilidade, isto é, censurabilidade ou reprovabilidade da conduta, inexistindo, portanto, a condição indispensável à imposição e pena.

2
Dislike0
User badge image

Estudante PD

Não. Na teoria clássica a culpabilidade era composta por inexigibilidade de conduta diversa, imputabilidade, dolo e culpa. Desse modo, o dolo e a culpa era analisado por último na teoria clássica. Já na teoria finalista do delito o dolo e a culpa saem da culpabilidade e são incluídos na tipicidade. Também é introduzido o quesito da potencial consciência da ilicitude do fato na culpabilidade. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais