Buscar

principais legados culturais deixados pelo povos Persas, Hebreus e Fenícios

Quais os principais legados culturais deixados pelo povos Persas, Hebreus e Fenícios á nossa cultura?

💡 6 Respostas

User badge image

Yasmin Pedroso

O legado mais importante que deixaram foi um alfabeto, o cursivo conhecido como púnica, que deu origem aos caracteres gregos e latinos 
Propagaram o uso da matemática desenvolvida pelos caldeus e pelos egípcios que ainda trouxeram o conhecimento da astronomia, medicina e geografia. Aperfeiçoaram a matemática com a introdução do zero, posicionamento dos algarismos para a determinação dos valores, entre outros, que eram aplicados principalmente pela atividade comercial. 

Hebreus 
O legado do povo hebreu consiste, essencialmente, em sua religião - um monoteísmo espiritualista, baseado na fé em Iavé. Este monoteísmo, produto de longa evolução religiosa que culmina com Moisés, exerceu influência através dos séculos e constituiu-se o antecedente direto do cristianismo e do maometismo. 
O judaísmo influi radicalmente na civilização ocidental, sobretudo através do cristianismo. É de fontes judaicas que provém a cosmogonia, os Dez Mandamentos e boa parte da teologia cristã. 
A produção cultural hebraica está ligada com sua vida religiosa. Salomão escreveu mais de 3000 provérbios, mais de um milhar de cânticos e emitiu opiniões sobre Botânicas e Zoologia. O legado cultural hebreu foi importante para a formação de vários traços da cultura ocidental.

3
Dislike0
User badge image

Rodrigo Muniz

o povo hebreu deixo legado a cultura e as historias que podemos enontrar na biblia, e fundaram o judaismo,

os fenicios eles foram grandes navegadores deixaram um legado na navegação e fundaram inumeras colonias no mediterranio a mais importante foi cartago que entro em guerra com os romanos nas famosas guerras punicas, alem de terem inventado o alfabeto, os persas eram mestres na arte de cavalgar, deixarm um legado na arquitetura alem de irigações, trasformando varias areas em cultivo

2
Dislike1
User badge image

RD Resoluções

CONTEXTUALIZAÇÃO

A civilização dos persas foi uma civilização que existiu no atual território do Irã, durante períodos que circundam o ano de 550 a.C.. A civilização dos hebreus pode ser entendida com base na Bíblia, o livro sagrado dos cristãos, que mostra um povo que viveu a partir do ano de 1800 a.C. e que foi escravizado durante centenas de anos pelos egípcios. Por outro lado, a civilização dos Fenícios se desenvolveu no atual Líbano.


RESOLUÇÃO

O legado cultural mais importante deixado pelos fenícios foi, sem dúvida, o alfabeto conhecido pelo termo “punica”, que está relacionado com o alfabeto grego; e, além disso, foi um povo que também contribuiu para o desenvolvimento da disciplina da matemática, a partir da introdução do zero como algarismo. No caso do legado cultural deixado pelos hebreus, pode-se citar tudo o que está dentro da Bíblia como livro sagrado: mitos, lendas, histórias, ou seja, o legado cultural desse povo está condensado em sua religião monoteísta. Finalmente, tradando do legado cultural dos persas, pode-se afirmar que sua religião, chamada de zoroastrismo, se tornou um legado para a humanidade.


CONCLUSÃO

A sociedade atual pode conter inúmeros traços das civilizações antigas. Muitas vezes, estes traços envolvem a esfera religiosa da sociedade, como é o caso de religiões modernas que podem ter sido influenciadas pelo zoroastrismo dos persas ou pelo judaísmo dos hebreus; mas também pode envolver a linguística: os alfabetos atuais são o resultado de transformações de centenas de anos de alfabetos antigos, muitas vezes derivados do alfabeto criado pelos fenícios.


2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais