Buscar

companheiros alguém tem a A3 de filosofia da educação??

💡 2 Respostas

User badge image

maria Jose alves

  • Código: 354 - Enunciado: O conhecimento popular ou vulgar, também chamado de senso comum, obtido pelo contato direto com as coisas e os seres humanos. É o conhecimento caracterizado pela interação humana, e, portanto, sujeito a erros e acertos. É superficial, sensitivo, subjetivo, assistemático e acrítico.   Este tipo de conhecimento é também conhecido ... Ver tudo
    a) Empírico. .
    Comentarios:
    1,00/ 1,00

    - Ver tudo
    O conhecimento popular ou vulgar, também chamado de senso comum, obtido pelo contato direto com as coisas e os seres humanos. É o conhecimento caracterizado pela interação humana, e, portanto, sujeito a erros e acertos. É superficial, sensitivo, subjetivo, assistemático e acrítico.   Este tipo de conhecimento é também conhecido como:
    a) Empírico.
    b) Social.
    c) Teológico.
    d) Filosófico.
    e) Científico.
    Justificativa:
  • 2
    Código: 266 - Enunciado: A classificação das diferentes concepções de Filosofia da Educação é uma tarefa complexa, pois os autores sugerem classificações diferentes. Entre as alternativas indicadas a seguir, qual está relacionada à proposta de classificação dos autores Ozmon e Craver?
    b) Essencialismo, perenialismo, progressivismo e reconstrucionismo. .
    Comentarios:
    0,00/ 1,00

    - Ver tudo
    A classificação das diferentes concepções de Filosofia da Educação é uma tarefa complexa, pois os autores sugerem classificações diferentes. Entre as alternativas indicadas a seguir, qual está relacionada à proposta de classificação dos autores Ozmon e Craver?
    a) Idealismo, realismo, pragmatismo, reconstrucionismo, behaviorismo, existencialismo e fenomenologia, filosofia analítica e marxismo.
    b) Essencialismo, perenialismo, progressivismo e reconstrucionismo.
    c) Idealismo, materialismo, humanismo, e supernaturalismo.
    d) Idealismo, realismo, perenialismo, pragmatismo e existencialismo.
    e) Humanismo tradicional, humanismo moderno, concepção analítica; e concepção dialética.
    Justificativa:
  • 3
    Código: 343 - Enunciado: O mito é um discurso estritamente religioso. A alegoria da Caverna - Conta alegoricamente o que os homens teriam dificuldades para entenderem. Não se pode confundir alegoria com mito. A alegoria, por sua vez, é uma forma indireta de representar alguma coisa ou ideia sob a aparência de outra.             ... Ver tudo
    e) III e V. .
    Comentarios:
    0,00/ 1,00

    - Ver tudo
    O mito é um discurso estritamente religioso. A alegoria da Caverna - Conta alegoricamente o que os homens teriam dificuldades para entenderem. Não se pode confundir alegoria com mito. A alegoria, por sua vez, é uma forma indireta de representar alguma coisa ou ideia sob a aparência de outra.             Platão escrevia muito a partir de: I- Charadas. II- Alegorias. III- História. IV-Salmos. V-Parábolas.  É correto o que se afirma em:
    a) II, apenas.
    b) III, apenas.
    c) IV e V.
    d) I e IV.
    e) III e V.
    Justificativa:
  • 4
    Código: 291 - Enunciado: A educação bancária está baseada em uma visão dicotomizada do mundo, ou seja, há quem educa e quem é educado; há quem sabe e quem não sabe; há alguém que pensa e outros que não pensam; há os que falam e os que ouvem docilmente; há quem seja o sujeito ... Ver tudo
    d) liberta o pensamento crítico dos alunos. .
    Comentarios:
    0,00/ 1,00

    - Ver tudo
    A educação bancária está baseada em uma visão dicotomizada do mundo, ou seja, há quem educa e quem é educado; há quem sabe e quem não sabe; há alguém que pensa e outros que não pensam; há os que falam e os que ouvem docilmente; há quem seja o sujeito do processo ensino-aprendizagem e há os objetos desse processo.
           Essa concepção de educação, na visão de Paulo Freire:  
    a) cerceia a criatividade dos alunos
    b) favorece a criatividade dos alunos.
    c) favorece aspectos ligados à cidadania.
    d) liberta o pensamento crítico dos alunos.
    e) liberta a criatividade dos alunos.
    Justificativa:
  • 5
    Código: 316 - Enunciado: Em sua obra Extensão ou comunicação, Paulo Freire aponta como fundamental a existência da comunicação para uma prática educativa libertadora.    Para Freire, a comunicação possibilita:
    e) ouvir e compreender quem diz a palavra, considerando também a linguagem, as imagens e os símbolos presentes para discordar e se opor, sempre mantendo uma forma autoritária. .
    Comentarios:
    0,00/ 1,00

    - Ver tudo
    Em sua obra Extensão ou comunicação, Paulo Freire aponta como fundamental a existência da comunicação para uma prática educativa libertadora.    Para Freire, a comunicação possibilita:
    a) aos sujeitos a coparticipação no ato de pensar, o que se dá por meio da reciprocidade, da intencionalidade e da não passividade.
    b) ouvir e falar sem o compromisso com a libertação e com a humanização das pessoas.
    c) um posicionamento para que atitudes autoritárias sejam tomadas.
    d) que os oprimidos se tornem opressores.
    e) ouvir e compreender quem diz a palavra, considerando também a linguagem, as imagens e os símbolos presentes para discordar e se opor, sempre mantendo uma forma autoritária.
    Justificativa:
  • 6
    Código: 173 - Enunciado: TEXTO I Pragmatismo substantivo masculino 1.fil. corrente de ideias que prega que a validade de uma doutrina é determinada pelo seu bom êxito prático Disponível em: < https://www.google.com.br/?gws_rd=ssl#q=pragmatismo> Acesso em: 25 abr. 2017. TEXTO II [...] Não contente fui ao dicionário e verifiquei que lá pragmatismo é identificado como uma ... Ver tudo
    a) Francis Bacon e John Locke .
    Comentarios:
    1,00/ 1,00

    - Ver tudo
    TEXTO I Pragmatismo substantivo masculino 1.fil. corrente de ideias que prega que a validade de uma doutrina é determinada pelo seu bom êxito prático Disponível em: < https://www.google.com.br/?gws_rd=ssl#q=pragmatismo> Acesso em: 25 abr. 2017. TEXTO II [...] Não contente fui ao dicionário e verifiquei que lá pragmatismo é identificado como uma doutrina filosófica que se baseia na verdade do valor prático. Vou tentar ser prático (ou seria melhor pragmático?) e trocar em miúdos: Podemos então dizer que uma pessoa pragmática é aquela que resolve as coisas de uma maneira ágil, que enxerga mais soluções do que impedimentos. Ela é mais direta no trato das coisas reais. Isso, é claro, não significa que essa pessoa seja superficial, pois a pessoa pragmática pode ter uma visão mais profunda, mais crítica da vida ou não. Disponível em: <http://www.igocoelho.com.br/2009/03/15/o-que-e-ser-pragmatico/ > Acesso em: 25 abr. 2017. As raízes do pragmatismo remontam à antiguidade grega, bem como às mais distintas tendências filosóficas, sem ter sido muito desenvolvido. A partir do século XVII, início do período Moderno, o pragmatismo teve maior impulso, sobretudo com pensadores ingleses como:
    a) Francis Bacon e John Locke
    b) Sócrates e Aristóteles.
    c) Platão e Marx.
    d) Platão e Sócrates.
    e) Rousseau e Platão.
    Justificativa:
  • 7
    Código: 276 - Enunciado: Segundo Comte, o desenvolvimento da humanidade passou por três estágios diferentes: o estágio mítico ou teológico; o estágio metafísico ou filosófico; e o estágio científico ou positivo.       No estágio mítico, todas as explicações para os fenômenos naturais baseavam-se na intervenção de:     
    c) causas filosóficas. .
    Comentarios:
    0,00/ 1,00

    - Ver tudo
    Segundo Comte, o desenvolvimento da humanidade passou por três estágios diferentes: o estágio mítico ou teológico; o estágio metafísico ou filosófico; e o estágio científico ou positivo.       No estágio mítico, todas as explicações para os fenômenos naturais baseavam-se na intervenção de:     
    a) causas sobrenaturais.
    b) causas da natureza.
    c) causas filosóficas.
    d) causas sociais.
    e) causas políticas.
    Justificativa:
  • 8
    Código: 359 - Enunciado: Aristóteles em seu tratado De Anima permite que vejamos a alma como mortal, pois nessa obra fica esclarecido que a alma está para o corpo assim como a visão para o olho. Com base nesse contexto, é possível afirmar que sem o suporte material, isto é, sem o corpo: I- ... Ver tudo
    b) II e IV. .
    Comentarios:
    0,00/ 1,00

    - Ver tudo
    Aristóteles em seu tratado De Anima permite que vejamos a alma como mortal, pois nessa obra fica esclarecido que a alma está para o corpo assim como a visão para o olho. Com base nesse contexto, é possível afirmar que sem o suporte material, isto é, sem o corpo: I- a alma não tem existência. II- a alma se perde no vazio. III- a alma é matéria. IV- a alma suporta a morte. V- a alma é estruturante. É correto o que se afirma em:
    a) I, apenas.
    b) II e IV.
    c) III e V.
    d) V, apenas.
    e) III e II.
    Justificativa:
  • 9
    Código: 349 - Enunciado: Na busca pela verdade, diversos filósofos desenvolveram métodos que acreditavam ser o caminho para desvendar o mundo. Este tipo de conhecimento busca o uso do saber em proveito do homem. Porém, para saber o que é benéfico para o homem é necessário saber o que é o bem e o ... Ver tudo
    e) Científico. .
    Comentarios:
    0,00/ 1,00

    - Ver tudo
    Na busca pela verdade, diversos filósofos desenvolveram métodos que acreditavam ser o caminho para desvendar o mundo. Este tipo de conhecimento busca o uso do saber em proveito do homem. Porém, para saber o que é benéfico para o homem é necessário saber o que é o bem e o que é a verdade. O contexto acima está relacionado ao conhecimento:
    a) Filosófico.
    b) Empírico.
    c) Político.
    d) Econômico.
    e) Científico.
    Justificativa:
  • 10
    Código: 325 - Enunciado: A Filosofia não se pauta em contradições e coisas incompreensíveis, mas exige que a explicação seja coerente, com os sentidos minimamente explicitados; além disso, a autoridade da explicação não vem da pessoa do filósofo ou do cientista.       Com base no texto acima e nos estudos, essa autoridade vem ... Ver tudo
    a) Razão. .
    Comentarios:
    1,00/ 1,00

    - Ver tudo
    A Filosofia não se pauta em contradições e coisas incompreensíveis, mas exige que a explicação seja coerente, com os sentidos minimamente explicitados; além disso, a autoridade da explicação não vem da pessoa do filósofo ou do cientista.       Com base no texto acima e nos estudos, essa autoridade vem da:
    a) Razão.
    b) Vida.
    c) Sociologia.
    d) Democracia.
    e) Teologia.
    Justificativa:
 
 
0
Dislike0
User badge image

Lenilda Rodrigues Rodrigues

Interação na concepção da interação
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais