Buscar

“Karl Marx, num primeiro momento de sua trajetória, adere com entusiasmo àquela que ficou conhecida como a “esquerda hegeliana”,

“Karl Marx, num primeiro momento de sua trajetória, adere com entusiasmo àquela que ficou conhecida como a “esquerda hegeliana”, movimento de releitura do pensamento de Hegel (1170-1831), unido por um espírito crítico de recusa de qualquer tipo de transcendência, e centrado num interesse pelos indivíduos humanos, considerados os verdadeiros protagonistas do processo histórico”.  Fonte: texto de Ricardo Musse – professor do Departamento de Sociologia da USP para Revista cult /2011.   

Assinale a alternativa que corresponde à relação da sociologia na obra de Marx:

 

  a.

Conflitos sociais e oposições de classe que moldam o cenário da história da gênese e do desenvolvimento do mercado mundial.

  b.

O manifesto do partido comunista (2013) não é necessariamente uma auto exposição do comunismo. 

  c.

As relações sociais explicadas por Marx e Hegel têm na essência a crítica à sociedade nobre que não compartilha o capital com os trabalhadores que são burgueses. 

  d.

O manifesto comunista não pode ser lido como uma espécie de “dialética da modernidade”.

  e.

O levantamento das principais determinações da sociedade paulista tornou-se importantíssimo para a escrita do Manifesto do Partido Comunista (1848)

💡 4 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Os jovens hegelianos se opunham a outra corrente hegemônica chamada direito hegeliano que dominava as propriedades da universidade e do governo. Esta direita hegeliana sentia que a série de eventos históricos da dialética hegeliana havia sido completada em sua sociedade, e que o estado e a sociedade prussianacomo existiram, foram o culminar de todas as mudanças dialécticas (referiram o elevado grau de desenvolvimento do Estado, a presença de importantes universidades, o desenvolvimento económico e elevadas taxas de emprego).
A passagem de Marx ao hegelianismo leva-o a estabelecer uma amizade com os jovens hegelianos de Berlim, que depois se encontram no chamado "Clube dos Médicos".
A figura dominante no jovem ambiente hegeliano de Berlim foi Bruno Bauer, que será um amigo próximo e mentor de Marx nos próximos anos. É sob a influência de Bauer que Marx escreve, em 1841, sua tese de doutorado que leva o título de Diferença entre a filosofia da natureza de Demócrito e Epicuro.
Portanto, a alternativa correta é a alternativa A.
2
Dislike0
User badge image

Marialuiza Farias

d.O manifesto comunista não pode ser lido como uma espécie de “dialética da modernidade”
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais