Buscar

cite e explique as funções do tecido epitelial?

💡 5 Respostas

User badge image

Carla Lopes

O tecido epitelial tem como função a proteção (revestimento) da pele e de orgãos, a secreção (glândulas), a absorção de nutrientes e função sensorial, onde traduz os estímulos externos. 

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

O epitélio é o tecido formado por uma ou várias camadas de células unidas entre si, o que colocou revestem todas as superfícies livres do corpo, e constituem o revestimento das cavidades, órgãos ocos, vasos corporais, bem como eles formam as membranas mucosas e as glândulas.
Os epitélios também formam o parênquima de muitos órgãos, como o fígado. Certos tipos de células epiteliais têm prolongamentos chamados cílios, que ajudam a eliminar substâncias estranhas, por exemplo, do trato respiratório. O tecido epitelial é derivado das três camadas germinativas: ectoderma, endoderma e mesoderme
Os epitélios estão sujeitos a uma membrana basal, composta de lâmina lúcida e lâmina densa que formam a lâmina basal, cobrindo-a ao longo do seu comprimento basal e separando- a do tecido conjuntivo.
0
Dislike0
User badge image

Tathy Karla

Cite as características e funções do tecido epitelial


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais