Buscar

Quais foram as consequências desta globalização para o destino dos Jogos Olímpicos?

Durante o Império Romano, os Jogos Gregos continuaram a acontecer, mesmo com a condição de povo dominado. O grego era considerado cidadão romano e podia usufruir de sua vida quase que normalmente, devendo apenas jurar obediência à Roma, pagar seus impostos e seus jovens deveriam ser fiéis ao exército de Roma. Como condição para a participação nos Jogos bastava agora ser cidadão de Roma, seja de qualquer origem ou lugar. As cidades de países mais distantes enviavam seus atletas para competir em Olímpia como sinal de status. Quais foram as consequências desta globalização para o destino dos Jogos Olímpicos?

💡 6 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Para responder esta questão vamos apresentar o que eram os Jogos Olímpicos na Grécia Antiga e avaliar quais foram as mudanças que ocorreram com a dominação da Grécia pelo Império Romano.
Na Grécia Antiga as Olimpíadas se resumiam em várias competições esportivas entre o povo grego de várias cidades-estado diferentes. Geralmente duravam em torno de cinco dias e eram realizadas de quatro em quatro anos como uma homenagem a Zeus, principal deus da mitologia grega antiga. Além disso, os jogos tinham caráter político, já que estabeleciam a boa relação entre as cidades-estado, sendo também uma cultuação ao corpo saudável, algo muito comum na Grécia Antiga.
Entretanto, com a expansão do Império Romano e a dominação da Grécia, as Olimpíadas deixaram de ser bem vistas e foram proibidas. O motivo principal tinha caráter religioso, já que o Imperador Romano da época havia se convertido ao cristianismo e as Olimpíadas eram realizadas como cultuação aos deuses gregos, o que seria incopatível com a religião do Império.
Deste modo, os Jogos Olímpicos só voltam a ocorrer no ano de 1896 em Atenas. Neste momento já havia muito mais tecnologia e globalização já era algo crescente tendo em vista as grandes navegações e a abertura da política e do comércio internacional. Assim, os jogos aconteceram com a reunião de 14 países e tinham como objetivo cultuar a paz entre os povos. Desde então, as Olimpíadas vêm crescendo e mais países podem estar presentes.
Finalmente, temos que os Jogos Olimpícos deixaram de ser jogos entre cidades-estados da Grécia para se tornar uma competição entre atletas de muitos países em diversos esportes. A globalização foi peça fundamental neste crescimento, entrelaçando os cinco continentes, exatamente o que demonstra o símbolo das Olimpíadas.
2
Dislike1
User badge image

Amanda Pinheiro

Entraram em decadência moral devido à participação de mercenários e criminosos, que passaram a competir apenas pelas recompensas e para isso trapaceavam e corrompiam árbitros
1
Dislike0
User badge image

Kamila Costa

Mudança de abito
0
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais