Buscar

Mencione os três modos pelos quais um canal iônico pode ser controlado.

💡 4 Respostas

User badge image

Paula Vívian

   São: Condução iônica, seletividade e capacidade de abrir e fechar.

Condução iônica, permitem a passagem de grande quantidade de íon em curto intervalo de tempo. Essa elevada condutância é que permite gerar os potenciais de ação.

Seletividade, os canais iônicos formam poros estreitos fortemente seletivos, sendo assim, existem canais específicos para determinados íons (sódio, potássio, magnésio, cálcio, entre outros). Dessa forma os canais iônios atuam como filtros de passagem seletiva para os íons.

Capacidade de abrir e fechar, esses canais abrem e fecham de acordo com estímulos, físicos, químicos, eletromagnéticos, mecânicos, entre outros. E são envolvidos de modo específico com o transporte de íons inorgânicos permitindo aos íons de tamanho e carga apropriados, que cruzem a membrana a favor de seus gradientes eletroquímicos. Os canais que permitem a passagem contínua de íons são os “canais abertos”. Os canais que dependem de estímulos são os chamados “canais controlados por comportas”.

2
Dislike0
User badge image

cibele otsuka

. Condução iônica

2. Seletividade

3. Capacidade de abrir e fechar

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Primeiramente, é importante definir que os canais iônicos consistem em proteínas de membrana que constituem poros aquosos por meio de uma bicamada lipídica através das quais fluem os íons do meio extracelular para o intracelular e vice-versa. Daí, tem-se que os canais iônicos são responsáveis pelo controle da diferença de potencial elétrica na membrana celular e pelo fluxo de íons na mesma. Os canais são classificados com base em sua voltagem, sua ligação e com os mensageiro que trabalham no interior da célula.

Nesse contexto, as três formas de controlar um canal iônico são:

  • Por voltagem;
  • Por ligante;
- Por estiramento (caracteriza-se por uma força mecânica abrindo o canal).
1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais