Buscar

Para definir sua estratégia, c

Questão 1/10 - Análise de Vantagem Competitiva

Para definir sua estratégia, com base em suas core competences, uma empresa realiza uma análise da matriz de Ansoff e chega à conclusão de que deve seguir a estratégia de diversificação.

Nesse caso, a estratégia é de:

Nota: 10.0

  A

Ofertar um novo produto em um novo mercado.

 

Você acertou!

A alternativa que apresenta a resposta correta é a (a), pois (i) penetração de mercado é quando se usa um produto existente em um mercado existente; (ii) Diversificação é quando se tem produto novo em mercado novo; (iii) Desenvolvimento de mercado é a utilização de produto existe em mercado novo; e (iv) Desenvolvimento de produto é quando se usa de produtos novos em mercado existentes;

  B

Ofertar um novo produto em um mercado existente.

 

  C

Vender um produto novo em um mercado já existente.

 

  D

Desenvolver um novo mercado com um produto já existente.

 

  E

Se aprofundar em um mercado existente com um produto que já existe.


Questão 2/10 - Análise de Vantagem Competitiva

Uma empresa que pretende se diferenciar no mercado deve se conhecer bem, conhecer seus concorrentes, e por fim, conhecer o mercado em que atua. A matriz SWOT é uma ferramenta de análise e obtenção de diagnostico estratégico, e que vem a ser uma forma de integrar os aspectos obtidos nas análises dos ambientes internos e externos da organização e que que identificam. Por exemplo, ao realizar uma análise de SWOT, a uma empresa pode chegar à conclusão de que deve desenvolver novas características em seus produtos/serviços ou até o lançamento de novas linhas para atender esse mercado.

Nesse caso, essa é uma situação característica de:

Nota: 0.0

  A

Manutenção.

 

  B

Crescimento.

 

  C

Sobrevivência.

 

  D

Desenvolvimento.

 

A alternativa que apresenta a resposta correta é a (d), pois (i) Manutenção é quando a empresa tem predominância de pontos fortes e ameaças; (ii) Crescimento é quando a empresa tem predominância de pontos fracos e oportunidades; (iii) Sobrevivência e Mudança organizacional é quando a empresa tem predominância de pontos fracos e ameaças; e (iv) Desenvolvimento é quando a empresa tem predominância de pontos fortes e oportunidades.

  E

Mudança organizacional.


Questão 3/10 - Análise de Vantagem Competitiva

A matriz GE, assim como a matriz BCG tem utilização bastante disseminada em algumas empresas que estão preocupadas com suas ações e funções estratégicas para avaliar as suas unidades de negócios, separadamente, afim de tomar decisões estratégicas sobre seus posicionamentos corporativos e que permite promover reestruturação ou rearranjos organizacionais nestas unidades de forma a permitir que estas continuem contribuindo de forma efetiva para os objetivos empresariais.

A respeito da análise da matriz GE é correto afirmar a respeito dos quadrantes estabelecidos na matriz:

Nota: 10.0

  A

em relação ao investimento Seguro e Crescimento - Caso as unidades de negócio estejam presentes no canto superior direito desta matriz (espaço verde) significa que devemos priorizar essas unidades de negócio e investir nas mesmas com o objetivo de as fazer crescer ao máximo possível. Devido à grande ambiguidade existente quanto à tomada de decisão desta categoria apenas se deverá investir na mesma se sobrar dinheiro após os investimentos seguros e de crescimento (da zona verde).

 

  B

em relação ao Investimento Seletivo/Cauteloso - Neste caso, as unidades encontram-se na zona amarela da matriz, ou seja, existe um risco inerente moderado quanto ao sucesso destes negócios. Desta forma a empresa deverá colher o máximo de benefícios restantes do negócio tendo em vista o desinvestimento do mesmo.

 

  C

em relação a Zona de Perigo – Colher e/ou Desinvestimentos - Tal como o título indica, estamos perante uma situação em que nem as unidades de negócio nem o mercado em questão têm qualquer tipo de sucesso (zona vermelha). Devido à grande ambiguidade existente quanto à tomada de decisão desta categoria apenas se deverá investir na mesma se sobrar dinheiro após os investimentos seguros e de crescimento (da zona verde)

  D

 

em relação à zona de perigo - Neste caso, as unidades encontram-se na zona amarela da matriz, ou seja, existe um risco inerente moderado quanto ao sucesso destes negócios. Devido à grande ambiguidade existente quanto à tomada de decisão desta categoria apenas se deverá investir na mesma se sobrar dinheiro após os investimentos seguros e de crescimento (da zona verde).

 

  E

em relação ao investimento Seguro e Crescimento - Caso as unidades de negócio estejam presentes no canto superior direito desta matriz (espaço verde) significa que devemos priorizar essas unidades de negócio e investir nas mesmas com o objetivo de as fazer crescer ao máximo possível.

Você acertou!

A alternativa que apresenta a resposta correta é a (e), pois a respeito destes quadrantes, o editorial do mesmo site da fonte da figura apresentada, ensina que: (1) Investimento Seguro e Crescimento: Caso as unidades de negócio estejam presentes no canto superior direito desta matriz (espaço verde) significa que devemos priorizar essas unidades de negócio e investir nas mesmas com o objetivo de as fazer crescer ao máximo possível. (2) Investimento Seletivo/Cauteloso: Neste caso, as unidades encontram-se na zona amarela da matriz, ou seja, existe um risco inerente moderado quanto ao sucesso destes negócios. Devido à grande ambiguidade existente quanto à tomada de decisão desta categoria apenas se deverá investir na mesma se sobrar dinheiro após os investimentos seguros e de crescimento (da zona verde). (3) Zona de Perigo – Colher e/ou Desinvestimento: Tal como o título indica, estamos perante uma situação em que nem as unidades de negócio nem o mercado em questão têm qualquer tipo de sucesso (zona vermelha). Desta forma a empresa deverá colher o máximo de benefícios restantes do negócio tendo em vista o desinvestimento do mesmo.


Questão 4/10 - Análise de Vantagem Competitiva

Baseado nos estudos realizados, e reportando-se aos fundamentos da análise da matriz BCG, leia no quadro abaixo os quadrantes apresentados e faça a associação correta entre eles. Marque sua escolha na coluna de “sua classificação” e na sequência, dentre as alternativas corretas escolha a única alternativa que contém a resposta correta em função da associação das colunas.

 
 

N

QUADRANTE

SUA CLASSIFICAÇÃO

DESCRIÇÃO - SIGNIFICADO

1

Ponto de interrogação

 

Neste quadrante estão posicionados os produtos com baixa participação em um mercado maduro, sem crescimento aparente. Estes produtos devem ser evitados ao máximo pela empresa, sendo possível até um descarte de tais produtos do portfólio da empresa, do ponto de vista financeiro (evitando os altos custos de recuperação) e estratégico.

2

Estrela

 

Neste quadrante, estão posicionados os produtos pertencentes a um mercado com altas taxas de crescimento. Exige grandes investimentos e possui baixo retorno. Porém, por estar em um mercado com alto crescimento, pode também se tornar um destaque e bom produto, desde que seja bem tratado pela empresa

3

Vaca Leiteira

 

Neste quadrante, estão posicionados os produtos com alta participação de mercado, com altas taxas de crescimento. São líderes de mercado, exigindo grandes investimentos.

4

Abacaxi

 

Neste quadrante, estão posicionados os produtos com taxa de crescimento moderada em mercados já estabelecidos. Não demandam grandes investimentos, uma vez que o crescimento do mercado é baixo. Algumas empresas têm estes produtos como sua base, por terem os lucros e a geração de caixa são altos

 

A ordem correta é:

Nota: 10.0

  A

1, 2, 3, 4

 

  B

2, 3, 1, 4

 

  C

4, 1, 2, 3

 

Você acertou!

A alternativa que apresenta a resposta correta é a (c), pois de acordo com o que ensina o autor PERIARD, os quadrantes são os seguintes, com seus significados: (a) Ponto de interrogação (também conhecido como “em questionamento” ou “criança-problemática”): Neste quadrante, estão posicionados os produtos pertencentes a um mercado com altas taxas de crescimento. Exige grandes investimentos e possui baixo retorno, com possibilidade de se tornar um “abacaxi” em pouco tempo. Porém, por estar em um mercado com alto crescimento, pode também se tornar uma “estrela”, desde que seja bem tratado pela empresa; (b) Estrela: Neste quadrante, estão posicionados os produtos com alta participação de mercado, com altas taxas de crescimento. São líderes de mercado, exigindo grandes investimentos. Caso o crescimento do mercado seja reduzido, pode facilmente se tornar uma “vaca leiteira”. (c) Vaca leiteira: Neste quadrante, estão posicionados os produtos com taxa de crescimento moderada em mercados já estabelecidos. Não demandam grandes investimentos, uma vez que o crescimento do mercado é baixo. Algumas empresas têm estes produtos como sua base, por terem os lucros e a geração de caixa são altos. É comum ver “estrelas” se transformando em “vacas leiteiras”. (d) Abacaxi (também conhecido como “animal de estimação”, “cão” ou “vira-lata”): Neste quadrante estão posicionados os produtos com baixa participação em um mercado maduro, sem crescimento aparente. Estes produtos devem ser evitados ao máximo pela empresa, sendo possível até um descarte de tais produtos do portfólio da empresa, do ponto de vista financeiro (evitando os altos custos de recuperação) e estratégico.

  D

3, 2, 1, 4

 

  E

4, 1, 3, 2


Questão 5/10 - Análise de Vantagem Competitiva

Para definir sua estratégia, com base em suas core competences, uma empresa realiza uma análise da matriz de Ansoff e chega à conclusão de que deve seguir a estratégia de lançar um novo produto em seu mercado de atuação.

Nesse caso, a estratégia é de:

Nota: 0.0

  A

Diversificação.

 

  B

Penetração de mercado.

 

  C

Ampliação organizacional.

 

  D

Desenvolvimento de produto.

 

A alternativa que apresenta a resposta correta é a (d), pois (i) penetração de mercado é quando se usa um produto existente em um mercado existente; (ii) Diversificação é quando se tem produto novo em mercado novo; (iii) Desenvolvimento de mercado é a utilização de produto existe em mercado novo; (iv) Desenvolvimento de produto é quando se usa de produtos novos em mercado existentes; e (v) Ampliação organizacional é quando a empresa tem predominância de pontos fortes e oportunidades.

  E

Desenvolvimento de mercado.


Questão 6/10 - Análise de Vantagem Competitiva

Uma empresa que pretende se diferenciar no mercado deve se conhecer bem, conhecer seus concorrentes, e por fim, conhecer o mercado em que atua. A matriz SWOT é uma ferramenta de análise e obtenção de diagnostico estratégico, e que vem a ser uma forma de integrar os aspectos obtidos nas análises dos ambientes internos e externos da organização e que que identificam. Por exemplo, ao realizar uma análise de SWOT, a uma empresa pode chegar à conclusão de que deve seguir a política de ação ofensiva.

Nesse caso, os fatores de maior destaque na análise foram:

Nota: 10.0

  A

Ponto forte e Ameaça.

 

  B

Ponto fraco e Ameaça.

 

  C

Ameaça e Oportunidade.

 

  D

Ponto forte e Oportunidade.

 

Você acertou!

A alternativa que apresenta a resposta correta é a (d), pois (i) ponto forte + oportunidade (política de ação ofensiva) temos uma situação propicia para desenvolvimento, assim, a intenção é agir, ser mais ofensivo; (ii) ponto fraco + oportunidade (política de crescimento estrutural) temos uma situação que bem trabalhada pode se transformar em crescimento, por exemplo, de mercado; (iii) ponto forte + ameaça (política de ação defensiva) temos uma situação onde a empresa possui meios para se manter competitiva (manutenção), e tentar se proteger das ameaças; e a pior situação (iv) ponto fraco + ameaça (política de saída ou desativação) temos uma situação que a empresa estará lutando para a sua sobrevivência (mudança organizacional).

  E

Ponto fraco e Oportunidade.


Questão 7/10 - Análise de Vantagem Competitiva

A respeito da missão empresarial, é correto afirmar:  

Nota: 0.0

  A

Elabora novas ferramentas a serem utilizadas no processo para eliminar definitivamente as atualmente existentes

 

  B

Aprimorar o organograma da organização em substituição ao fluxograma;

 

  C

Eliminar barreiras dos clientes em função dos preços das mercadorias a serem vendidas e garantir resultados.

 

  D

Funciona como o propósito de orientador as atividades da organização, aglutinando esforços dos membros, clarificando e comunicando objetivos e a estratégia organizacional.

 

O autor CHIAVENATO (2005 p.63) segundo o qual:

A missão funciona como o propósito orientador para as atividades da organização e para aglutinar os esforços dos seus membros. Serve para clarificar e comunicar os objetivos da organização, seus valores básicos e a estratégia organizacional. Cada organização tem a sua missão própria e específica. A missão pode ser definida em uma declaração formal e escrita, o chamado credo da organização, para que funcione como um lembrete periódico a fim de que os funcionários saibam para onde e como conduzir o negócio

  E

Determinar as competências de negócios e vendas das pessoas para colaborar nos processos de contratação dos novos colaboradores da organização


Questão 8/10 - Análise de Vantagem Competitiva

A respeito das estratégias de prolongamento do ciclo de vida do produto, leia as asserções abaixo descritas e indique, dentre as alternativas apresentadas, qual é a única opção correta.

Segundo o autor Marcos Cobra (1992) dentre os objetivos das ações visando proporcionar o prolongamento do ciclo de vida de um produto, tem-se: 

(I) Promover o uso mais frequente do produto entre consumidores habituais; o obsoletismo das meias de náilon, por exemplo, por desfiar muito facilmente ou por novos modelos surgidos, leva as mulheres ao consumo prolongado e repetitivo do produto;

(II) Desenvolver um uso mais variado do produto entre consumidores habituais; citamos atrás o uso dos fornos de micro ondas, ou mesmo o exemplo da mortadela acima;

(III) Criar novos utilizadores do produto pela expansão do mercado; o autor exemplifica o caso da Johnson & Johnson cuja linha de xampus infantis passou a Ter apelo publicitário e mercado também para adultos, com o slogan “o que é bom para as crianças, e bom também para os adultos “citamos novamente o caso das mortadelas Ceratti que acima narramos e suas variações com diversos padrões de sabor;

(IV) Descobrir novos usos para o produto através de identificação de novas satisfações que o produto pode gerar no consumidor; o autor cita exemplo dos relógios de pulso, que já contém, alarme, calculadoras, jogos, mini - rádios e até mini - televisões. Os telefones celulares são outro exemplo; com eles já é possível acessar Internet, ou tê-lo funcionando como pager, etc.

 

É correto o que se afirma em

Nota: 10.0

  A

As asserções I e II estão corretas e as III e IV estão incorretas

 

  B

As asserções I, II e IV estão corretas e a asserção III está incorreta

 

  C

As asserções II, III estão corretas e as asserções I e IV estão incorretas

 

  D

Todas as asserções estão corretas

 

Você acertou!

A alternativa que apresenta a resposta correta é a (d), pois apresentam os objetivos segundo o autor Marcos Cobra (1992).

  E

Todas as asserções estão incorretas


Questão 9/10 - Análise de Vantagem Competitiva

Na vida organizacional e em um mundo repleto de mudanças constantes, saber decidir é de fato essencial, principalmente decidir na hora, momento e nas circunstâncias certas. Para tanto, o gestor pode e deve fazer uso de modelos para a tomada de decisão, como aquele a que decisão ocorre por escolhas, procurando por problemas; problemas, procurando por escolhas; soluções, procurando por problemas para responder; e decisores, procurando por alguma coisa para decidir.

Nesse caso, o esse modelo de tomada de decisão é de:

Nota: 10.0

  A

Político.

 

  B

Racional.

 

  C

Carnegie.

 

  D

Processual.

 

  E

Lata de lixo.

Você acertou!

A alternativa que apresenta a resposta correta é a (e), pois o modelo de tomada de decisão lata de lixo, entende-se que a decisão ocorre por escolhas, procurando por problemas; problemas, procurando por escolhas; soluções, procurando por problemas para responder; e decisores, procurando por alguma coisa para decidir. Neste sentido, as soluções são anteriores aos problemas; a alternativa (a) está errada, pois o modelo de tomada de decisão político, conforme o nome já diz, tem na política o mecanismo de apoio à decisão, ou seja, os atores ocupam diferentes posições e exercem diferentes graus de influência, de modo que as decisões não resultam em uma escolha racional, mas, ao contrário, resultam da influência dos atores;  a alternativa (b) está errada, pois o modelo de tomada de decisão racional é o mais sistematizado e estruturado entre todos, pois pressupõe regras e procedimentos pré-definidos, que devem ser seguidos para que se possa atingir um bom resultado; a alternativa (c) está errada, pois o modelo de tomada de decisão Carnegie  ou Modelo da Racionalidade Limitada, trata da impossibilidade do administrador ter acesso a todas as possibilidades de ação, de modo a conseguir avaliar todas as alternativas, visto que é impossível, fisicamente, ter acesso e processar todas as informações referentes à decisão a ser tomada; E, por fim, a alternativa (d) está errada, pois o modelo de tomada de decisão Processual elucida as fases e os ciclos que subsidiam as atividades decisórias, aparentemente complexas e dinâmicas. Este modelo concentra-se nas fases, nas atividades e na dinâmica dos comportamentos decisórios.


Questão 10/10 - Análise de Vantagem Competitiva

Baseado no material disponível na Rota de Aprendizagem e no livro, e reportando-se aos fundamentos da análise de Swot, escolha, dentre as alternativas a seguir apresentadas, a única alternativa correta.

Nota: 0.0

  A

A análise do ambiente interno é composta pelo monitoramento de forças macro ambientais (exemplos são o cenário econômico-demográfico, o contexto sociocultural e as modificações tecnológicas) e de agentes econômicos importantes para a organização (como os clientes, competidores, fornecedores e distribuidores).

  B

Na análise do ambiente externo, destacam-se como principais pontos fortes os recursos empresariais utilizados no seu dia a dia organizacional, tais como seus recursos tecnológicos, suas patentes, sua estrutura de colaboradores, seus recursos financeiros, seus acessos aos mercados, sua estrutura e ação administrativa, seus valores e propósitos de eficácia operacional, as competências operacionais e de produção.

  C

A análise do ambiente externo é composta pelo monitoramento de forças macro ambientais (exemplos são o cenário econômico-demográfico, o contexto sociocultural e as modificações tecnológicas) e de agentes econômicos importantes para a organização (como os clientes, competidores, fornecedores e distribuidores).

O autor Kotler (2000), nos ensina que a ferramenta “ANÁLISE SWOT” se apresenta mediante a divisão do ambiente organizacional em ambiente interno e ambiente externo.

No ambiente interno, são analisadas as forças e fraquezas da organização e no ambiente externo são analisadas as oportunidades e ameaças da organização.

Na análise do ambiente interno, destacam-se como principais pontos fortes os recursos empresariais utilizados no seu dia a dia organizacional, tais como seus recursos tecnológicos, suas patentes, sua estrutura de colaboradores, seus recursos financeiros, seus acessos aos mercados, sua estrutura e ação administrativa, seus valores e propósitos de eficácia operacional, as competências operacionais e de produção, entre outros.

De outra forma, na análise dos pontos fracos mais importantes em face sua estrutura interna de operações, se pode destacar elementos semelhantes aqueles listados como pontos fortes, a depender de sua capacidade de gerar ou não as forças competitivas internas necessárias. Assim, por exemplo, os recursos empresariais ligados a tecnologia, a estrutura de pessoal e colaboradores, a sua estrutura de gestão administrativa, as dificuldades financeiras, ou necessidade de caixa financiada por terceiros, ou agentes bancários, por exemplo, podem se constituir em fraquezas importantes e perigosas para o sucesso da gestão empresarial e merecem, certamente, cuidados especiais.

Outras fraquezas não menos importante, no âmbito da análise interna das organizações, refere-se a eventuais déficits e incapacidade de planejamento, controle, execução de processos de gestão e de obtenção de resultados determinados como metas e objetivos ou, ainda, deficiências na capacidade produtiva, seja por ausência de processos adequados ou por obsolescência de instalações e equipamentos.

A análise do ambiente externo é composta pelo monitoramento de forças macro ambientais (exemplos são o cenário econômico-demográfico, o contexto sociocultural e as modificações tecnológicas) e de agentes econômicos importantes para a organização (como os clientes, competidores, fornecedores e distribuidores).

 

  D

A matriz SWOT que sua principal contribuição e conceito advém da ideia que a empresa deve ter um quadro equilibrado de negócios, de forma que se possa identificar os produtos que tem capacidade maior para gerar rentabilidade e desta forma contribuindo para dar melhor suporte aos negócios realizados com produtos que precisam de caixa para poder se desenvolver e outrora tornarem-se lucrativos.

  E

A matriz SWOT trabalha com aspectos relacionados as forças da competição e concorrência empresarial, aos aspectos do poder de negociação de compradores e de fornecedores e, também em relação a ameaça de novos entrantes e do poder de ação dos produtos substitutos.

💡 1 Resposta

User badge image

Maria Silva

1 - letra A

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais