Buscar

O que diz a escala ponteana ?

no que diz a escala ponteana a respeito do negócio jurídico

💡 2 Respostas

User badge image

MARCELO PARRÃO

Escala Ponteana, o próprio nome é do Ilmo. doutrinador Pontes de Miranda, que trata a escalada do negócio jurídico, pois bem, o mesmo elaborou trê degraus ou planos: primeiro o da existência, o segundo da validade e o terceiro o da eficácia. 

PLANO DE EXISTÊNCIA: está para o que dá vida ao negócio jurídico, o formato ou forma inicial do negócio, as partes envolvidas, o objeto negocial, e a vontade à finalidade para alicerçar o negócio jurídico.

PLANO DE VALIDADE: Esse degrau de validade, faz a análise de que se os aspectos do negócio jurídico são válido diante da legislação vigente, o código civil adotou esse aspecto:partes capazes, vontade livre (sem vícios), objeto lícito, possível ou determinado ou determinável, e forma prescrita ou não defesa em lei.

PLANO DE EFICÁCIA: Seria o último degrau, ou realização dos dois anteriores em seu aspecto prático, movendo do mundo jurídico ao mundo real o que se propôs a fazer ou realizar no plano concreto.  Porém, pode insurgir e aderir ao plano de existência elementos acidentais (condição, termo e encargo).

1
Dislike1
User badge image

Maicon Cortez

Valeu Marcelo!!
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais