Buscar

Qual a anatomia do periodonto de inserção

💡 2 Respostas

User badge image

Lethicia Ribeiro de Andrade mendes

O periodonto de inserção é composto pelo ligamento periodontal, cemento e osso alveolar. Suas estruturas sao responsaveis pela ancoragem do dente ao alveolo, ou seja, sustentação dos dentes na maxila e na mandibula. 


Ligamento periodontal é um tecido conjuntivo frouxo, com bastante vascularização e celulas, que circunda as raizes dos dentes e une o cemento ao osso alveolar. Atua amortecendo as forças mastigatorias. Dentre as celulas presentes no LP, estão os fibroblastos, celulas indiferenciadas, restos epiteliais de malassez e celulas que margeiam os tec. adjacentes: cementocitos, cementoblastos, osteocitos, osteoclastos e osteoblastos. A vascularização do LP se da pela arteria dentaria. A drenagem segue a trajetoria do sistema venoso, é feita pelos ganglios submandibulares, ganglios jugulodigástricos e ganglios submentonianos. A inervação é dada pelo nervo trigemeo e seus ramos terminais, nervos dentarios sup. e inf.

 

Cemento constitui um tec mineralizado especializado que recobre as sup. radiculares dos dentes e ocasionalmete porções da coroa. Não possui inervação ou vascularização, sua nutrição é obtida atravez da difusão a partir do LP. Esse tecido nao sofre remodelaçao ou reabsorção e sim aposição continua ao longo da vida ( pessoas mais velhas vão ter uma camada mais espessa de cemento do que pessoas mais jovens)

Osso alveolar é a camada delgada de osso que circunda as raizes dos dentes, abriga os alveolos dentais, Sua borda coronaria é chamada de crista ossea alveolar ( composta pela parede interna do alveolo de osso delgado e compacto e pelo osso alveolar de suporte. Osso esponjoso x osso compactado.) Sua inervação se da principalmente atraves de terminações nervosas no periosteo e fibras nervosas no interior dos canais de Havers, raramente encontrada. A vascularização ocorre atraves dos canais de Havers, Volkmann e pelas cavidades medulares no osso esponjoso. 

 

espero ter ajudado. <3

2
Dislike0
User badge image

Amanda Lima

Obrigada <3
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais