JOGOS E BRINQUEDOS NA INFÂNCIA

As origens das brincadeiras tradicionais do Brasil estão na mistura de três matrizes étnicas que compõe o povo brasileiro; segundo a autora Kishimoto são elas: 
I) Na matriz da Coreia do Sul, um dos elementos é a gangorra coreana e tem um detalhe desafiador: você brinca com ela em pé. 
II) Na matriz branca, encontramos vários elementos nas brincadeiras das crianças na figura dos colonizadores portugueses cuja influência está nos contos, histórias, lendas, parlendas, festas religiosas e jogos como bolinha de gude, jogo do botão, pião e outros que compõem o acervo derivado do folclore lusitano. 
III) A matriz indígena trouxe grandes contribuições ao folclore brasileiro e as brincadeiras infantis com o predomínio de brincadeiras junto à natureza, nos rios, nas danças e jogos que imitam animais, e na tradição indígena das bonecas e animais de barro. 
IV) Na matriz negra africana no Brasil temos contos, lendas e mitos da cultura africana que foram transmitidos no período colonial e continuam presentes no universo lúdico infantil por meio do folclore brasileiro. 
Está correto o contido em:

Disciplina:Jogos e Brinquedos na Infância1.519 materiais

1 resposta(s)

  • Iago Alves

    Essa pergunta já foi respondida, cadastre-se para visualizar as respostas

Carregar mais