Buscar

aplicação de álgebra linear na engenharia ambiental?

💡 4 Respostas

User badge image

Jhéssica Viana

Considere a seguinte hipótese :

O Governo quer construir um "poço" localizado sob um aquifero localizado em uma certa area. Nesta área encontra-se também algumas fazendas que temem que os poços delas sequem caso esse novo poço seja construído. O local a ser cogitado para a construção do poço ficará possivelmente no centro do local na área de 1200m por 1600 de área. Mas o primeiro passo na análise da proposta é o estudo do modelo numérico que tentará encontrar a área de melhor pressão da água para a construção, que será uma equação diferencial parcial. Em contas e mais contas essa equação diferencial irá gerá seis sistemas de equações com várias varáveis. Pra encontrar o resultado talvez você não consiga fazer by hand então usará o Scilab ou Matlab que resolverá essas seis equações ( usando tudo o que vc aprendeu de algebra linear mas não vai ocnseguir fazer à mão) pra encontrar os pontos de melhores pressão naquela área. Irá também gerá um gráfico com curvas de níveis representando esses pontos de pressão e ai você saberá o melhor local pra construir seus poços.

 

Espero ter ajudado, seria melhor se pudesse colocar imagens mas não dá. Eu tenho esse exercício caso precise visualizar a situação melhor.

4
Dislike0
User badge image

Avanne Brasil Brasil

kd o exercicio meu povo?

1
Dislike0
User badge image

jhully alves

Gostaria de ver esse exercício
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais