Cidades educadoras

“[...] o termo ‘urbanismo’, definido como a ‘ciência e teoria da localização humana’, foi cunhado somente no início do século XX, momento no qual a expansão da cidade industrial já era uma realidade consolidada, o que deprecava, em termos de respostas, novas posturas críticas e reflexivas sobre os problemas urbanos daí advindos [...]”.

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CRUZ, Mônica da Silva; TAVARES, Regina Lúcia Gonçalves. O planejamento urbano no século XX: ressonâncias das escolas urbanísticas no contexto pós-Revolução Industrial e a historicização da ideia de cidade no Brasil. Revista de Direito da Cidade, v. 10, nº 2. p. 1116-1153, p.1125. <https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/rdc/article/viewFile/32323/24092>. Acesso em 26 jan. 2019.

Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa sobre as características do processo de urbanização no final do século XX e do modelo de planejamento urbano emergente nesse contexto, leia as afirmativas e assinale V para verdadeiras e F para falsas:

I. ( ) O planejamento urbano do final do século XX se caracterizou pela simplicidade, numa fase de organização do modo de produção capitalista.
II.( ) O século XX foi marcado pelo início da Terceira Fase da Modernidade, de urbanização mais complexa, caracterizada por uma sociedade do risco, mais racional e individualista.
III.( ) A urbanização, hoje, é a continuação do processo vivido no período do mercantilismo e da industrialização.
IV. ( ) O espaço urbano é uma concretização do modo de produção capitalista e a cidade, uma manifestação dessa concretização.

Agora, assinale a alternativa que menciona a sequência correta:

 
A
F – V – V – V
B
V – F – V – F
C
F – F – V – F
D
V – V – F – F
E
F – F – V – V
#cidade
#urbanismo
#Século-XX
#Educadora
Disciplina:Cidades Educadoras1.519 materiais

3 resposta(s)

Carregar mais