Buscar

O que é tradução em bioquimica?

💡 3 Respostas

User badge image

Carla Cristine da silva ramos

   Provavelmente esteja relacionada à síntese proteíca (fabricação de proteínas), a qual se inicia no núcleo das células, onde se encontra o DNA, que contém os genes (sequência de nucleotídeos que farão parte de uma região da proteína). No núcleo estão presentes as enzimas responsáveis pela transcrição do DNA em outra molécula e de forma diferente para formação do RNA. A partir disso, esse RNA deve sair do núcleo em direção ao citoplasma, onde entrará em contato com os ribossomos, encarregado de fazer a leitura do RNA para produção da proteína, processo denominado de TRADUÇÃO. 

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para responder essa questão vamos recordar o processo da síntese proteica. Como sabemos, as proteínas são cadeias de aminoácidos (cadeias polipeptídicas) organizadas em quatro estruturas espaciais.
A estrutura primária é caracterizada por representar a sequência de aminoácidos que formam cada cadeia polipeptídica. No momento da síntese, essa sequência é “informada” pelo RNA mensageiro (RNAm) que nada mais é do que a sequência de bases nitrogenadas do DNA. Quando o RNAm adentra a célula, ele associa-se ao ribossomo que lê (traduz) a informação contida no RNAm. Em seguida, o RNA transportador (RNAt) realiza o transporte dos aminoácidos exigidos para formar a proteína.
Portanto, em bioquímica, tradução é o processo pelo qual os ribossomos leem a informação contida no RNAm.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais