Buscar

Todo medicamento precisa ser metabolizado para ser excretado? Explique.

💡 4 Respostas

User badge image

Paloma Alves

A ação de fármacos, bem como o seu trajeto no organismo compreende algumas fases, que em teoria podem ser divididas em fase farmacodinâmica e fase farmacocinética. A segunda está relacionada aos processos de absorção, distribuição, biotransformação e eliminação de fármacos, que podem passar por todas essas etapas ou por algumas delas, dependendo da via de administração. Porém, uma vez dentro de nosso organismo, todos os medicamentos deverão ser eliminados em algum momento, compreendendo a etapa de excreção.

A excreção pode ser definida como a passagem do fármaco da circulação sanguínea para o meio externo, sendo então removidos de nosso organismo. Vários órgãos podem estar envolvidos neste processo, sendo conhecidos como órgãos ou vias de excreção, e que incluem os rins, pulmões, glândulas lacrimais e salivares e o tubo digestivo (fezes e secreção biliar). Os medicamentos também podem ser eliminados através do suor e leite materno em menores quantidades, sendo que a principal via de excreção de fármacos é a via renal.

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

O metabolismo de drogas farmacêuticas é um aspecto importante da farmacologia e da medicina. Por exemplo, a taxa de metabolismo determina a duração e a intensidade da ação farmacológica de uma droga. O metabolismo de drogas também afeta a resistência a múltiplas drogas em doenças infecciosas e na quimioterapia para o câncer, e as ações de algumas drogas como substratos ou inibidores de enzimas envolvidas no metabolismo xenobiótico são uma razão comum para interações medicamentosas perigosas.
Esses caminhos também são importantes na ciência ambiental, com o metabolismo xenobióticomicrorganismos que determinam se um poluente será decomposto durante a biorremediação ou persistirá no meio ambiente. As enzimas do metabolismo xenobiótico, particularmente as glutationa S-transferases, também são importantes na agricultura, uma vez que podem produzir resistência a pesticidas e herbicidas.
Metabolismo de drogas é dividido em três fases. Na fase I, enzimas como as citocromo P450 oxidases introduzem grupos reativos ou polares em xenobióticos. Estes compostos modificados são então conjugados com compostos polares em reações de fase II. Estas reações são catalisadas por enzimas transferase como glutationa S-transferases . Finalmente, na fase III, os xenobióticos conjugados podem ser processados posteriormente, antes de serem reconhecidos pelos transportadores de efluxo e bombeados para fora das células. O metabolismo de drogas freqüentemente converte compostos lipofílicos em produtos hidrofílicos que são mais facilmente excretados.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais