Buscar

uma chaminé de tijolo tem densidade 1800 kg/m³. qual a tensão de compressão axial em sua base? a forma da secção transversal tem importância ?

💡 1 Resposta

User badge image

Julio C. Lourenço

Olá!

A densidade de 1800 kg/m³ significa que, a cada m³ de volume existe uma massa de 1800 kg. A tensão de compressão é dada pela seguinte fórmula:

Ou seja, a massa vezes a gravidade, divida pela área sobre a qual esta sustenta todo o peso. Desta maneira, primeiramente deve-se encontar a massa total de chaminé, usando os dados do exercício, e em seguida, encontrar a área desta seção sobre a qual a chaminé foi colocada (área da base).

 

A forma da seção transversal da chaminé teoricamente não é importante, mas o que realmente é a área total da seção transversal. Logicamente, existirão outros fatores importantes, como cantos vivos, locais concentradores de tensão, ou concentradores de calor. Do ponto de vista de compressão, a área da seção transversal apenas que importa.

 

Bons estudos!

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais