Buscar

Alguem pode me explicar porfavor o que sao as mesas diretoras - Senado; Camara dos Deputados e Congresso Nacional ?

💡 2 Respostas

User badge image

Adma Da Silva Lima

As Mesas diretoras são órgãos administrativos do Poder Legislativo, que possuem atribuições administrativas e responsabilidade pela condução dos trabalhos em cada uma das Casas (Mesas da Câmara, Mesa do Senado e Mesa do Congresso Nacional).

Os seus membros são eleitos para um mandato de dois anos, de forma que em cada legislatura temos duas eleições para esses órgãos.

Assim, a Mesa do Congresso é presidida pelo Presidente do Senado e os demais cargos são exercidos, alternadamente, pelos ocupantes de cargos equivalentes na Câmara dos Deputados e no Senado, conforme disposto no art. 57 , § 5º , CF . Teremos, assim, a seguinte composição: Presidente do Senado, Primeiro - Vice Presidente da Câmara, Primeiro Vice-Presidente do Senado, Primeiro Secretário da Câmara, Segundo Secretário do Senado, Terceiro Secretário da Câmara e Quarto Secretário do Senado.

Há uma outra peculiaridade desse órgão que é a vedação da recondução de seus membros para o mesmo cargo na eleição imediatamente subseqüente (art. 57 , § 4º , CF) e só alcança a eleição realizada no âmbito da mesma legislatura, no início do terceiro ano desta, eis que, terminada a legislatura os membros da Mesa poderão ser reconduzidos, para o mesmo cargo, na primeira eleição da nova legislatura.

Permite-se, assim, a recondução, em mandato subseqüente desde que para diferentes cargos.

 

Fonte: https://lfg.jusbrasil.com.br/noticias/115116/o-que-sao-as-mesas-das-casas-legislativas-ariane-fucci-wady

1
Dislike0
User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

Cada uma das mesas diretoras integram o respectivo órgão: a mesa diretora do Senado Federal o integra, assim como a mesa diretora do Congresso Nacional integra o Cogresso e a mesa diretora da Câmara dos Deputados a integra.

Possuem função diretiva de cada uma daquelas casas, devendo ordenar os trabalhos legislativos, elaborando a pauta de discussões dos assuntos, bem como promulgar emendas constitucionais, exercer funções administrativas importantes, como o ato de recebimento de pedidos de sustação de processo penal e o controle da estrutura administrativa da respectiva casa, como serviços de limpeza e segurança, obras, fornecimento de materiais, dentre outros.

As atribuições específicas das Mesas Diretoras são vastas e se encontram distribuídas ao longo da CRFB/88.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais