Buscar

desenvolvimento humano e social (UAM)

Observa-se como fato o ritmo das mudanças tecnológicas, o questionamento das instâncias de referências e as transformações na construção das experiências individuais. As influências antigamente generalizadas de agentes solidamente constituídos, como a tradição (nos papéis da família e da escola), passam aos poucos a ser fragmentadas e dispersas.  O caráter transitório das relações, dos papéis e das instituições sociais pode deixar espaço para uma liberdade de ação dos indivíduos. No entanto, ao mesmo tempo que confere maior margem de escolhas, maior flexibilidade nas relações, mais referências identitárias, acrescenta, simultaneamente, mais insegurança, mais riscos e mais responsabilidade. Nesse sentido, seria pertinente perguntar: em que medida os indivíduos estariam sendo atingidos por esses novos condicionamentos?” 

SETTON, M. G. J. A teoria do habitus em Pierre Bourdieu: uma leitura contemporânea. Revista Brasileira de Educação. Maio/Jun/Jul/Ago, 2002, n. 20, p.67-68. 

Após a leitura do trecho acima e, tendo como base o que estudou nas últimas unidades, avalie as afirmações abaixo. 

I. Após o século XIX, principalmente devido à consolidação de uma sociedade capitalista burguesa, as instituições tradicionais passaram por profundas transformações.  

II. É possível definir instituição como uma estrutura social que sintetiza e estabelece a reprodução de um conjunto de valores e normas compartilhados. As instituições não são estáticas: passam por constante transformação ao longo do tempo.  

III. Émile Durkheim afirma que as instituições nos comandam e nos constrangem e nós, mesmo assim, não apenas as queremos como percebemos vantagens no próprio constrangimento.  

IV. Segundo o trecho do texto acima, a partir do século XX, os indivíduos são atingidos por muitas transformações tecnológicas e por diversas referências, o que faz com que as instituições tradicionais deixem de fazer sentido. 

Estão corretas as afirmações: 

💡 1 Resposta

User badge image

Alline Nogueira

laksjqeknnbdehejindckje

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais