Buscar

Os canais voltagem dependente de sódio e potássio estão relacionados à?

💡 3 Respostas

User badge image

Rayane Keyti

o canal de cálcio dependente de voltagem, que desempenha um papel na libertação de neurotransmissores na terminação pré-sináptica. Estão relacionados na contração muscular.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para responder essa pergunta devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre Fisiologia, mais precisamente sobre Bomba de Sódio e Potássio.
A bomba de sódio e potássio é um dos transportes ativos mais importantes, pois possui várias funções, como:

  • A manutenção do equilíbrio osmótico celular;

- Estabelecimento de um potencial elétrico de membrana, do qual depende a transmissão do impulso nervoso e por consequência grande parte das funções animais;

- A manutenção de altas concentrações intracelulares de íons potássio, importantes na síntese proteica e respiração celular.


O processo da bomba de sódio e potássio é mediado por uma proteína de membrana com atividade enzimática de quebra de ATP chamada NA+K+ATase (ATPase dependente de sódio e potássio). Uma vez que a concentração de potássio é maior dentro da célula do que fora dela, a tendência é que mesmo saia da célula por difusão através da membrana. Para o sódio esse esquema também vale, só que no sentido inverso, já que a concentração do último é maior fora da célula do que dentro dela a tendência é que ele entre na célula por difusão. Dado que as quantidades de potássio e sódio são diferentes, proporcionalmente entra mais sódio do que sai potássio, logo o equilíbrio osmótico da célula seria perturbado devido a alteração da concentração desses íons. Por exemplo, a saída de potássio é prejudicial, pois é preciso grandes quantidades de potássio para respiração celular e síntese proteica.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais