Buscar

Estupro de vulnerável em concorrência com o constrangimento

Olá alguém fazendo penal III ou seguintes, para me explicar a diferença ou melhor quando  ocorre o concurso dos crimes de constrangimento e estupro de vulnerável, art. 217-A do CP e constrangimento.

Segundo meu professor de penal pode haver o estupro sem o constrangimento, mas se houver o constrangimento nesse caso há concurso de crimes, queria entender a diferença.

 

💡 2 Respostas

User badge image

Kate Luzzi

Bem, primeiramente entenda que concurso de crimes é quando temos a possibilidade de várias pessoas concorrerem para um único crime, caso em que teremos o concurso de pessoas, também pode ser que uma pessoa pratique dois ou mais crimes, caso em que teremos o concurso de crimes. Quando uma ou mais pessoas praticam dois ou mais crimes, este concurso de crimes (concursus delictorum) pode ser de três espécies: concurso material, concurso formal ou crime continuado. O CP trata das espécies de concurso de crimes nos arts. 69 E 71.

O crime de estupro consiste no fato de o agente “constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, a ter conjunção carnal ou a praticar ou permitir que com ele se pratique outro ato libidinoso” (CP, art. 213, caput). São quatro os elementos que integram o delito: (1) constrangimento decorrente da violência física (vis corporalis) ou da grave ameaça (vis compulsiva); (2) dirigido a qualquer pessoa, seja do sexo feminino ou masculino; (3) para ter conjunção carnal; (4) ou, ainda, para fazer com que a vítima pratique ou permita que com ela se pratique qualquer ato libidinoso.

EXPLICAÇÃO:  A diferença do estupro de vunerável 217 - A e o estupro 213, é que a vítima não tem completo discernimento para a prática do ato,ou seja é menor de 14 anos ou por enfermidade ou deficiência mental, não tem o necessário discernimento para a prática do ato. Sendo assim para que considere se estupro sem constrangimento seria o caso do estupro de vunerável, apenas, pois a vítima pode consetir e mesmo assim o autor irá responder por estupro de vunerálvel pelo fato da vítima não possuir completo discernimento para a prática do ato, sendo assim apenas nesse caso poderá haver concurso de crimes e poderá ser considerado estupro de vunerável, pois se houve um constragimento anterior a em seguida um estupro aos que estão especificados no art 217-A do CP, poderá responder pelo constragimento e o estupro de vulnerável, houve se ai o concurso de crimes. Em outros casos se a vítima for maior de 14 responderá apenas pelo estupro, e não pelo concurso se crime, mesmo havendo constragimento, pois para ser considerado tal ato como estupro no art 213 CP tem que haver o constragimento.

2
Dislike0
User badge image

Arícia Oliveira

Esclareceu perfeitamente minhas dúvidas Kate, obrigada :)

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais